Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Parque Itapuã promove feira ambiental aberta à comunidade

Tamanho da letra A+ A-
Parque Estadual de Itapuã e praia do Lami na zona Sul de Porto, oferece praias adequadas para banho

O Parque Estadual de Itapuã promove, nesta quarta-feira (27), a 4ª Feira Ambiental. Aberto à comunidade, o evento tem o objetivo de diversificar as ações do parque e promover a aproximação e a valorização da cultura das comunidades do entorno da Unidade de Conservação.

Serão realizadas atividades para alunos de 12 escolas municipais e estaduais da região e mostra com os trabalhos apresentados nas Feiras de Ciências escolares.

Também estão previstas oficinas de origami, pandorga, material reciclado, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), dança e minhocário. Além disso, haverá exposição de artefatos indígenas e artesanatos de produtores locais, bem como feira de produtos orgânicos.

A iniciativa, que pretende estimular a preservação e a conservação do parque, terá abertura às 10h, com ginástica laboral e apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Frei Pacífico e da peça 'Riquezas de Itapuã', do Teatro da Escola Felisberto Nunes, e Varal Fotográfico.

Para o turno da tarde, estão previstas a apresentação da Banda de Lata, da Escola Podalírio, e a realização da Trilha da Onça.

A Feira Ambiental é realizada em parceira com a prefeitura de Viamão, por meio das secretarias da Educação, do Meio Ambiente, da Cultura, dos Esportes e da Saúde, e com a comunidade da região.

A programação ocorre no estacionamento da Praia das Pombas e o ingresso é de um quilo de alimento não-perecível.

Rio Grande do Sul engajado na mobilização nacional operação Lei Seca

Órgãos de trânsito de todo o país desenvolveram operações especiais para flagrar motoristas alcoolizados das 20h de sexta-feira (22) às 4h da manhã de sábado (23). O Rio Grande do Sul participou da Mobilização Nacional Operação Lei Seca com blitze da Balada Segura em pelo menos dez municípios.  

Comando Rodoviário da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal também se engajaram. Apesar da chuva ter prejudicado as operações em muitos locais, foram abordados mais de 2,7 mil veículos e aplicados 1,3 mil testes de etilômetro. 

As blitze retiraram de circulação 135 condutores que tinham bebido (56 testes positivos) ou recusaram-se a fazer o teste do etilômetro (60). Outros 19 motoristas, além da multa por embriaguez, foram conduzidos à delegacia por estar com concentração de álcool no sangue que a legislação enquadra como crime de trânsito. 

A ação foi promovida pela Comissão Representativa do Fórum Permanente das Operações Lei Seca da Associação Nacional dos Detrans, com a finalidade de que este evento seja anual de alerta aos perigos do álcool na direção. Além de compor a programação da Semana Nacional de Trânsito, a ação se encerra neste sábado (23), quando se comemora o Dia do Agente Fiscalizador de Trânsito.

Artur Hugen, com GRS/ Imagens: Divulgação