Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ministro participa da abertura da Expoalimentaria no Peru e de reuniões na Bolívia

Tamanho da letra A+ A-
Maggi na abertura do evento em São Paulo. Hoje estará no Perú e amanhã na Bolívia

 

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa nesta quarta-feira (27) da abertura oficial da Expoalimentaria – maior feira de alimentação e bebidas da América Latina – e do Seminário Empresarial, em Lima (Peru). Depois dos dois eventos, ele tem reunião bilateral com o ministro da Agricultura peruano, José Manuel Hernandez. 
 

Na quinta-feira (28), Maggi viaja para a Bolívia. Na capital La Paz, o ministro tem encontros com o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, César Cocarico, e com o vice-ministro de Comércio e Integração boliviano, Walter Clarems.

A delegação chefiada pelo ministro ao Peru e à Bolívia é composta pelos secretários de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva, e de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, o coordenador-geral de Promoção de Investimentos Estrangeiros e Cooperação da SRI/Mapa, Jonathas Moreira, a coordenadora-geral interina de Promoção Comercial da SRI/Mapa, Rosilene Bandeira, o presidente da Abafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas), Luiz Roberto Maldonado, o presidente da Ceasa de Mato Grosso, Baltazar Ulrich, o senador Cidinho Santos e o deputado Adillton Sachetti.

Serviço:

Missão ao Peru

Seminário Empresarial

Data: 27/9 (quarta-feira)

Hora: 9h às 12h

Abertura Oficial da Expoalimentaria

Data: 27/9

Hora: 15h

Reunião bilateral com o ministro da Agricultura do Peru, José Manuel Hernandez

Data: 27/9

Hora: 18h

Missão à Bolívia

Reunião bilateral com o ministro de Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, César Cocarico

Data: 28/9

Hora: 14h

Encontro com o vice-ministro de Comércio e Integração da Bolívia, Walter Clarems

Data: 28/9

Hora: 15h30

 

Reconhecimento do país como livre da aftosa com vacinação ajudará exportação de suínos

 

 

 

 

O reconhecimento do país como livre de aftosa com vacinação pela OIE (Organização Mundial de saúde Animal), o que é esperado para maio do ano que vem, durante a reunião anual da entidade, contribuirá para aumentar as exportações de carne suína, acredita o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A declaração foi feita pelo ministro nesta terça-feira (26), na abertura da 5ª Semana Nacional da Carne Suína, em São Paulo. 

Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do ministério e do Sebrae, a Semana Nacional da Carne Suína visa incentivar a população brasileira a consumir mais essa proteína animal. Neste ano, a campanha está sendo promovida em 589 lojas distribuídas em 18 estados. Participam da ação as redes Pão de Açúcar (bandeiras Extra e Pão de Açúcar), St. Marche, Oba Hortifruti e Comper.

Com a iniciativa, a ABCS também visa informar consumidores sobre os aspectos nutricionais, qualidade e saudabilidade da carne suína, proteína mais consumida no mundo. O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores mundiais de carne suína. 

Blairo Maggi destacou que o Brasil é o quarto maior produtor de carne suína, mas que exporta pouco, “em torno de 25%”.  Segundo o ministro, as vendas externas alcançam aproximadamente 700 mil toneladas de 3 milhões de toneladas produzidas anualmente. Sobre o consumo no país, disse que a associação de criadores faz essa promoção com os supermercados para colocar a carne suína em evidência.

O lançamento no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, reuniu autoridades, lideranças, produtores, parceiros e varejistas de todo o Brasil.

 
 

Artur Hugen, com Ascom/Mapa/Foto: Divulgação