Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governo apoia setor varejista do Rio Grande do Sul

Tamanho da letra A+ A-
A 5ª Convenção da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo foi lançada no Palácio Piratini

O jeito de comprar mudou. O comércio online está cada vez mais forte e competitivo. Os lojistas que não quiserem ficar para trás vão ter que aderir ao mundo digital ou encontrar maneiras criativas para fazer o consumidor sair de casa.

Debater esse desafio é uma das propostas da 5ª Convenção da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), lançada oficialmente nesta segunda-feira (16), pelo governador José Ivo Sartori, durante almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.


Sartori destacou a importância do setor, responsável por cerca de 30% do PIB gaúcho. "Vocês simbolizam o trabalho sério e a perseverança. Mas o momento atual exige novas maneiras de encarar o progresso. Precisamos estar preparados para a nova realidade. Precisamos de parceria. Acho que já mudamos bastante o ambiente para quem investe no Rio Grande do Sul. E seguiremos melhorando. Porque o Estado não pode atrapalhar quem produz, quem realiza, quem faz", afirmou.

Segundo o presidente da Associação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer, o comércio ainda é o setor que mais gera empregos no país e no estado. "Para mantermos essa posição, precisamos nos qualificar e discutir as mudanças radicais que estamos vivendo. Temos que falar sobre o varejo físico e o varejo digital. Os empresários, especialmente os pequenos e médios, precisam de suporte para fazer essa transição", disse.

Com o lema 'Varejo Além dos Limites - Faça a Conexão', a 5ª Convenção da AGV acontece de 20 a 22 de outubro, em Santa Maria. No mesmo período, também ocorre a 2ª Convenção Centro do Rio Grande do Sul, realizada pela Câmara de Diretores Lojistas da Região Central do Estado. Serão três dias de troca de informação e palestras sobre gestão, ética e comunicação no setor varejista. O objetivo é aprimorar a grande cadeia que envolve o comércio gaúcho.

Também participaram do lançamento a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira; e os deputados estaduais Adilson Troca, Juvir Costella e Frederico Antunes.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini