Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco

Tamanho da letra A+ A-
Ana Amélia (PP-RS)

A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada na semana passada, em Brasília. A escolha foi feita por um júri formado por cidadãos apartidários que acompanham as atividades do Congresso Nacional. Concorreram apenas parlamentares que não respondem a inquéritos criminais.

— Ser agraciada como a melhor senadora, pela escolha do júri, é enorme estímulo, é gratificante e honroso. Esse reconhecimento aumenta a reponsabilidade do meu mandato, especialmente nesse momento de descrédito da política — disse a senadora.

Ana Amélia também foi premiada como a segunda melhor senadora na escolha feita pela internet, na qual foram computados mais de 1 milhão de votos e entre os parlamentares que mais atuam em defesa da agricultura e da pecuária brasileira, na votação dos internautas e na escolha do júri.

Atualmente em sua décima edição, o prêmio foi criado para homenagear os melhores congressistas do país e enfrentar a ideia de que os políticos são iguais e todos eles desonram o mandato que receberam da população. Segundo o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, a 10ª edição do prêmio bateu recordes de audiência no site e foi marcado pela busca de referências políticas num cenário de profunda frustração com as lideranças e os partidos tradicionais.

Diretora da Associação Nacional de Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Lucieni Pereira da Silva, uma das integrantes do júri, disse que os avaliadores consideraram “a visão do parlamentar sobre o controle externo, a gestão pública, o controle social e a transparência. Segundo ela, a definição dos melhores parlamentares pelo júri foi marcada pela convergência e pelo respeito entre os participantes do colegiado.

Premiação

O prêmio Congresso em Foco é considerado o “Oscar da Política Brasileira”. Desde que a senadora Ana Amélia assumiu o mandato, em 2011, essa é a quinta edição do prêmio realizada pelo site Congresso em Foco. A parlamentar gaúcha foi agraciada em todas na lista dos melhores senadores e ainda recebeu premiações individuais nas categorias defensora dos municípios, em 2011; defensora dos servidores públicos e dos aposentados e defesa do consumidor, em 2012; e entre os parlamentares que mais atuam em defesa da educação, em 2013.

Em 2014 não houve edição em função das eleições e em 2016 a premiação também não foi realizada em função da crise política no país.

Artur Hugen, com Assessoria de Imprensa/Gabinete/Foto: Divulgação