Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Proposta para ampliação do espaço da Ceasa em São José é bem recebida no Ministério da Agricultura

Tamanho da letra A+ A-
Governador Raimundo Colombo em audiência com Secretário executivo do Mapa, Roberto Novacki

A cessão de um pavilhão em São José, pertencente à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a regional das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), do Governo do Estado, foi tema de audiência do governador Raimundo Colombo com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Roberto Novacki, nesta terça-feira, 24, em Brasília. A proposta foi bem recebida e secretário ficou de dar uma resposta definitiva em breve.

“Estamos com uma super ocupação na Ceasa e temos essa área próxima, da Conab, que praticamente não está mais sendo utilizada. Então fizemos esse pedido de um acordo, com disposição inclusive de pagar aluguel pelo espaço. A proposta foi muito bem recebida. Estamos confiantes de que em breve vamos poder contar com essa estrutura extra para melhorar as condições de todos que ali trabalham”, afirmou Colombo.

A Ceasa funciona como elo entre o produtor e o consumidor por meio da comercialização atacadista e varejista de pescado, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e insumos orgânicos, produtos ornamentais e de floricultura e artesanais.

Atualmente, na central de São José, são cerca de mil produtores cadastrados e 170 boxes que comercializam pescados, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e insumos orgânicos, produtos ornamentais e de floricultura e artesanais. 

Levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, aponta que todos os dias quatro mil veículos circulam pelo pátio e quase cinco mil pessoas passam pela Ceasa. Além disso, são dois mil empregos diretos e aproximadamente 1,5 mil toneladas de alimentos comercializados diariamente.

O secretário executivo de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e a secretária adjunta Lourdes Martini, também acompanharam a reunião no ministério.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: Julio Cavalheiro