Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sartori recebe ministro da Educação da Suécia no Palácio Piratini

Tamanho da letra A+ A-
O ministro da Educação da Suécia citou a Feira do Livro como ação a ser levada para o país

O governador José Ivo Sartori reuniu-se, na tarde deste domingo (5), com o ministro da Educação da Suécia, Gustav Fridolin. O encontro aconteceu no Palácio Piratini e teve como pauta a troca de experiências sobre educação.

“A educação tem um papel determinante na criação de uma nova sociedade. Com certeza, a troca de experiências com um país como a Suécia, referência na área de ensino, é uma ótima oportunidade para fortalecer o crescimento desse setor no estado”, afirmou Sartori.

O ministro da Suécia destacou a importância de parcerias com o Rio Grande do Sul. “Existem iniciativas muito interessantes nesta região que gostaríamos de levar para o nosso país. Um bom exemplo é a Feira do Livro, onde as escolas apresentam livros escritos pelos próprios alunos. Uma excelente prática que une cultura e educação em apenas uma atividade”, disse Fridolin.

Sobre o Ministério

O Ministério da Educação da Suécia tem como objetivo colocar o país entre as lideranças mundiais na área. Está organizado em três subdivisões - Ministério da Educação, Ministério da Educação Superior e Pesquisa e Ministério das Escolas Secundárias e Educação para Adultos e Treinamento -, cada uma correspondente a um nível ensino (básico, intermediário e superior).

A pasta está sob a direção do ministro Gustav Fridolin. Nascido em 1983, ele é graduado em Licenciatura e Estudos sobre o Oriente Médio e África do Norte pela Universidade de Estocolmo. Em seu currículo, constam diversas atividades sociais e políticas como porta voz da Juventude Verde, membro do Comitê Sueco para o Afeganistão, professor de História e Ciências Sociais do ensino médio e membro da Assembléia Nacional da Suécia.

Também participaram do encontro o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn; a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; e a secretária adjunta de Educação, Iara Wortmann.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Fotos: Luiz Chaves e Dani Barcellos/Palácio Piratini