Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Simplás aposta no “desconforto" para impulsionar criatividade na indústria do plástico

Tamanho da letra A+ A-
A ideia é fazer com que “sair da zona de conforto” deixe de ser apenas uma figura de linguagem mais esquecida do que praticada antes, durante e principalmente, após o Encontro do Simplás

Saem o protocolo, o salão formalmente organizado, a palestra em ritmo de longa metragem e até as cadeiras. Entram a agilidade, um espaço colaborativo, uma apresentação rápida seguida de bate-papo informal e alguns pallets, para acomodar os participantes - mas não muito.

A ideia é fazer com que “sair da zona de conforto” deixe de ser apenas uma figura de linguagem mais esquecida do que praticada antes, durante e principalmente, após o 1? Encontro de Inovação do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).

Os diferenciais para evitar a inércia não param por aí. As vagas são limitadas a 40 associados do sindicato (inscrições pelo link https://goo.gl/JAgA8g). E as próximas edições do evento não repetirão nem a programação, nem o local.

A estreia será nesta quarta-feira (22), das 9h às 11h30, no espaço de coworking da UCS, o StartUCS (Bloco 59, sala 110, Centro Universitário). O ingresso é 1kg de alimento não-perecível.

O conceito desenvolvido pelo Comitê de Inovação e Novas Tecnologias do sindicato pretende transformar a situação inusitada aos participantes em combustível para a abertura de relacionamentos, troca de conhecimentos e assim, geração de ambientes de estímulo à colaboração e à criatividade. Inicialmente, na indústria do plástico. Com o êxito da experiência, inspirada em modelos internacionais, a intenção é expandir para outros mercados. 

Para não deixar a turma completamente sem referências, cada encontro terá uma apresentação especial para dar a largada no debate. Na primeira edição, será a brasileira Ana Cristina Roman, pesquisadora da multinacional petroquímica saudita Sabic. Os polímeros de engenharia da companhia estão, por exemplo, nos estádios de Copa do Mundo de Johannesburgo (Soccer City) e Curitiba (Arena da Baixada), além do Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda, com linhas completamente futuristas (foto). Em abril deste ano, a Sabic anunciou, em parceria com a ExxonMobil, planos de erguer um complexo petroquímico multibilionário no Texas. O projeto inclui uma unidade de produção de etileno com capacidade anual de 1,8 milhão de toneladas. Porém, engana-se quem espera de Ana Cristina um longo monólogo com slides.

“Será uma apresentação rápida, em que ela vai falar de inovação transversal no setor de polímeros, sem particularizar por ramo de negócio. Mas, ela vem para trazer mais perguntas do que respostas. A intenção com este ciclo de encontros é criar um ambiente disruptivo nas indústrias. Queremos que as pessoas se transformem para pensar e trabalhar com inovação. E também, falar sobre empreendedorismo dentro das próprias empresas, que é algo pouco estimulado na região”, revela o coordenador do comitê, Diego Piazza, doutor em polímeros. 

A expectativa do Simplás é realizar pelo menos quatro encontros de inovação por ano,  no mesmo formato ágil e sempre com limite de 40 participantes por edição.

“A ideia é formar um grupo de excelência entre os participantes, para incentivar a inovação e o ambiente colaborativo entre as empresas do plástico”, conclui Piazza.

Artur Hugen, com AI/Gabriel de Aguiar/Simplás

Mais informações pelo telefone 3013.8484 ou e-mail simplas@simplas.com.br