Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

40ª Califórnia da Canção Nativa é lançada no Palácio Piratini

Tamanho da letra A+ A-
A Califórnia da Canção foi o primeiro festival de música nativista do estado

Festival pioneiro no estado, a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul teve sua quadragésima edição lançada na noite desta terça-feira (21), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

A Califórnia da Canção Nativa, patrimônio cultural do estado, vai reunir, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em Uruguaiana, de 8 a 10 de dezembro, os melhores compositores, instrumentistas e interpretes do Rio Grande do Sul, concorrendo à Calhandra de Ouro, com 20 composições selecionadas, entre 571 inscritas.

No dia 23 de agosto, durante a Expointer, houve o pré-lançamento da edição deste ano da Califórnia da Canção Nativa, quando o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, assinou a autorização de financiamento para o Festival, que receberá R$ 240 mil por meio do Sistema Pró-cultura LIC (Lei de Incentivo à Cultura). Na ocasião, o poeta, escritor e compositor uruguaianense Colmar Pereira Duarte, criador da Califórnia, recebeu a medalha Simões Lopes Neto, das mãos do governador Jose Ivo Sartori.

"A entrega da medalha Simões Lopes Neto a Colmar Duarte é uma maneira de homenagear a criação da Califórnia da Canção Nativa que, mais do que patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, representa a historia  do povo gaúcho", afirmou o governador durante a cerimônia desta terça-feira.

Sartori destacou, ainda, a importância do evento. "Não devemos nunca esquecer que a cultura não somente transforma a consciência, como contribui para a construção do discernimento", acrescentou.

O secretário Victor Hugo também ressaltou a representatividade da Califórnia para a cultura do estado, e observou que a homenagem a Colmar Duarte foi um reconhecimento do "que ele fez pela cultura regional gaúcha quando criou o pioneiro dos festivais, a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana".

História

A primeira Califórnia da Canção Nativa foi realizada em 1971, mas foi interrompida durante algum tempo, por problemas de patrocínio. É o mais importante evento da música nativista do Rio Grande do Sul, e reúne não somente compositores, intérpretes e público do estado, como também do Uruguai e Argentina. Em suas edições anteriores sempre teve um público superior a 60 mil pessoas.

A Califórnia representa e divulga a música regional gaúcha, e já lançou nomes importantes, como Telmo de Lima Freitas, Luiz Marenco, Elton Saldanha, Mário Barbará Dornelas, Miguel Bicca, Os Serranos, Antônio Augusto Ferreira, Luiz Carlos Borges, Jaime Vaz Brasil, Joca Martins e Ewerton Ferreira, entre outros.

Nesta edição, também serão realizadas palestras no salão da Biblioteca Pública de Uruguaiana, para os alunos do município, sobre os ritmos regionais gaúchos aplicados à percussão, com o músico Marco Michelon.

Também participaram do lançamento, os secretários de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justica e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; e da Segurança Publica, Cezar Schirmer; o deputado estadual Frederico Antunes e o organizador do evento, Ricardo Peró. 

3º Fórum de Hospedagem e Alimentação marca os 75 anos do Sindha

O fortalecimento da área de turismo e hotelaria esteve entre os temas presentes no lançamento da terceira edição do Fórum de Hospedagem e Alimentação do Brasil, na noite desta terça-feira (21), no Salão de Eventos do Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre.

O evento, promovido pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), marcou a comemoração dos 75 anos da entidade. A solenidade contou com a presença do governador José Ivo Sartori e da primeira-dama Maria Helena Sartori.

Sartori destacou o reconhecimento das paisagens e as etnias oferecidas pelo nosso estado. "Promover o turismo é fortalecer um setor que contribui com a economia em diferentes esferas, gerando emprego, renda e desenvolvimento. O segmento impulsiona comunidades, ao divulgar as riquezas de cada canto do estado e país", falou.
O presidente do Sindha, Henry Starosta, lembrou o apoio recebido pelo governo do Estado e a secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. "Focamos na cidadania e na educação. Estamos visando construir cidades mais fortes e fortalecer nelas o turismo. Levar o nosso Rio Grande do Sul para a Europa", disse.

Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o setor é responsável por 3,2% do PIB nacional. Só em 2016, o segmento empregou diretamente 2,5 milhões de pessoas, o equivalente a 2,8% do total de empregos no país. Em Porto Alegre, de acordo com dados levantados pelo Sindha, o número de empregos diretos é de 40 mil, entre os setores de hotelaria e gastronomia, segmentos que compõem o turismo.

Também marcaram presença, os secretários de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; e da Segurança Pública, Cezar Schirmer; o senador Cristóvão Buarque; e os deputados estaduais Frederico Antunes, Gilmar Sossella e Marcel Van Hattem.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini