Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Lasier apresenta voto em separado na CPI da JBS.

Tamanho da letra A+ A-
para Lasier, figura do deputado Carlos Marun simboliza com precisão a que se propôs esta comissão: um teatro do absurdo cujos atores elegeram como objetivo, sem o menor constrangimento, vingar seus aliados denunciados pelo Ministério Público Federal

Na forma de um veemente protesto, o senador Lasier Martins (PSD-RS) apresentou esta tarde (13) voto em separado ao relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, no qual explicita o desvio de rumo nos trabalhos. O parlamentar desferiu duras críticas ao relatório apesentado ontem pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que pedia o indiciamento do ex-procurador-geral Rodrigo Janot.

Lasier chamou atenção para a inversão de prioridades do colegiado “chapa branca” e “feito sob encomenda” desde a sua origem, quando houve a escolha como relator de “um dos mais tenazes apoiadores” do presidente Temer e fiel aliado do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“A figura do deputado Carlos Marun simboliza com precisão a que se propôs esta comissão: um teatro do absurdo cujos atores elegeram como objetivo, sem o menor constrangimento, vingar seus aliados denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF)”, discursou.

Na opinião de Lasier, a CPMI usou personagens denunciados por crimes graves em favor de uma estratégia para desqualificar inimigos de políticos. “O sentimento que compartilho com o Brasil ao fim desta comissão é o mesmo de boa parte de nosso povo, de profunda decepção e frustração”, afirmou.

Para ele, CPMI da JBS poderia se chamar de CPMI do Janot, pois se tornou “um verdadeiro engodo, uma farsa, um espetáculo burlesco”, com “interesses políticos claros”.

Senado aprova projeto que restringe telemarketing

A Comissão de Transparência (CTFC) do Senado aprovou esta manhã o PLS 420/2017 do senador Lasier Martins (PSD-RS), que impõe restrições ao telemarketing para combater os abusos em ligações. Após receber emenda do relator, o texto permite agora que clientes se cadastrem numa lista na qual deixam claro seu desejo de rejeitar os telefonemas comerciais.

O projeto foi aprovado em caráter terminativo e segue agora para a Câmara dos Deputados, a menos que exista algum requerimento para que seja apreciado pelo plenário. Pela proposta original de Lasier, as ligações desse tipo só poderiam ser feitas com autorização prévia feita pelo consumidor, mediante um cadastro positivo.

Ele justificou que a quantidade de chamadas de telemarketing é tão grande que se torna um incômodo para o cliente. “É uma invasão da intimidade e um aborrecimento para o indivíduo que quer repousar em seu lar ter de ficar atendendo a telefonemas de empresas que querem oferecer produtos nos quais o consumidor não está interessado”, argumenta.

A iniciativa já pode ser encontrada em alguns estados. Em São Paulo, por exemplo, o consumidor pode solicitar sua inclusão em um cadastro de pessoas que não desejam receber ligações de telemarketing.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Artt Brand