Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sergio Souza participa de reunião do funrural hoje e, deputados ouvem ministro da Agricultura amanhã

Tamanho da letra A+ A-
Sergio Souza(PMDB-PR) é presidente da CAPADR

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara Federal, deputado Sergio Souza (PMDB), participa amanhã (9) da reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para debater assuntos de interesse do setor produtivo rural. 

Um dos principais destaques do encontro é a questão do Funrural, que no final de março teve sua cobrança considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Algumas possíveis soluções estão sendo debatidas para achar um denominador comum que satisfaça os produtores.

Outros assuntos a serem abordados na FPA são a CPI da Funai e do Incra, que deve votar nesta quarta-feira o relatório do presidente da FPA, deputado Nilson Leitão, o PL 3729/2004, sobre o licenciamento ambiental, e outras matérias, incluindo medidas provisórias, de interesse do agronegócio.

A audiência com o ministro será realizada no plenário da CAPADR a partir das 10 horas.

O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, mas, após a operação Carne Fraca da Polícia Federal, que interditou alguns frigoríficos, vários países anunciaram restrições à importação de carne brasileira. Preocupada com a questão, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) discute, nesta quarta-feira (10), as consequências econômicas e sociais da operação no setor agropecuário com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

A operação, deflagrada em março, apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema criminoso envolvendo licenças e fiscalização de frigoríficos. As investigações apontaram irregularidades no controle sanitário de carnes de carnes produzidas no país. O debate com Maggi foi proposto pelos deputados Afonso Hamm (PP-RS), Izaque Silva (PSDB-SP), Herculano Passos (PSD-SP) e Sérgio Souza (PMDB-PR), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

SEGURANÇA ALIMENTAR - Para o deputado Afonso Hamm, a manifestação do ministro é importante para esclarecer a população brasileira sobre as medidas tomadas, “passando uma segurança com relação a qualidade da carne distribuída tanto no mercado interno, quanto para a exportação”. Essa também é a opinião do deputado Izaque, que espera ainda que Maggi apresente as ações realizadas pelas pastas em relação à operação da Polícia Federal.

Já Sergio Souza quer discutir não só o modelo de controle sanitário e de segurança alimentar, mas, também, as “possíveis medidas que o Parlamento pode tomar com o intuito de recuperar a credibilidade do Brasil no mercado consumidor nacional e internacional”. A pedido de Herculano Passos, o ministro também deve apresentar os projetos do ministério para este ano.

Artur Hugen, com informações da AI do deputado, Samuel Gomes/Imagem: Divulgação