Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Exposição ao sol pode trazer prejuízos à pele e ao corpo

Tamanho da letra A+ A-
“É comum que nessa época do ano as pessoas fiquem mais tempo no sol, mas é importante ter a consciência que entre as 10h e as 15h não é o período para se expor’’

A exposição excessiva ao sol durante o verão pode trazer algumas consequências graves para a pele. Além da vermelhidão indesejada, em casos mais críticos pode acontecer insolação e queimadura.

Outra preocupação é com a desidratação que pode ocorrer caso não se tome alguns cuidados em quanto fica exposto ao sol.

“É comum que nessa época do ano as pessoas fiquem mais tempo no sol, mas é importante ter a consciência que entre as 10h e as 15h não é o período para se expor’’, como explica o médico Gustavo de Araújo.

Outro fator é o uso de filtro solar. ‘’Mesmo em sombras e em dias nublados é necessário passar protetor solar em qualquer tipo de pele’’.

Caso não tenha esses cuidados pode ocorrer chamada insolação, que é a exposição excessiva ao sol, momento em que a pele pode perder a sua funcionalidade de proteção. “Temos até alguns casos de queimadura da pele, quando o indivíduo não se protege adequadamente’’, explica Gustavo. A vermelhidão da pele e a temperatura corporal alta são alguns sintomas da insolação. Outra situação que pode ser consequência da falta de cuidado é a desidratação, quando há a perda de água do corpo. 

Além da exposição ao sol, a desidratação pode ser causada por outros fatores como diarréia ou vômito. O cuidado com a alimentação e ingestão de líquidos é a principal medida preventiva para se evitar a desidratação durante o verão. ‘’A boca seca e a urina mais concentrada, baixo volume de urina, além de fezes líquidas são os principais sintomas. Por isso é fundamental que se saiba o procedimento dos alimentos consumidos e ingerir muita água durante o dia para se evitar a desidratação’’, como ressalta o médico.

O uso de produtos caseiros para tratar a insolação e a desidratação não são recomendados. No caso da insolação o ideal é passar água corrente e em temperatura ambiente. “O uso de sabonete ou pasta de dente pode até piorar a situação de isolação. Por isso a recomendação é passar produtos específicos, como pós sol, ou apenas água em temperatura ambiente’’. Quanto a desidratação a orientação é ingerir líquidos, de preferência água, alimentos leves ou em casos extremos procurar uma unidade básica de saúde.

Artur Hugen, com Secom/GSC/ Foto Arquivo: Julio Cavalheiro / Secom