Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Afonso Hamm apresenta PL que reconhece Freio de Ouro como manifestação cultural

Tamanho da letra A+ A-
A raça do cavalo crioulo é uma das mais valorizadas

O deputado federal Afonso Hamm protocolou, na última semana, o Projeto de Lei 7570/2017, que reconhece a competição Freio de Ouro como manifestação da cultura nacional.
 
Hamm salientou que o Freio de Ouro é uma competição anual exclusiva do Cavalo Crioulo, realizada no Rio Grande do Sul há quase 40 anos. “O cavalo crioulo é animal conhecido pela força, agilidade e resistência. Durante as provas são comprovadas as habilidades do cavalo e do ginete, reproduzindo-se nas pistas o trabalho do dia-a-dia no campo”, concluiu.
 
Na justificativa do projeto também consta que mais do que ferramenta de trabalho, atleta no esporte equestre ou companheira de montaria, a raça é um dos principais produtos atuais do agronegócio brasileiro. Valorizado pelas suas qualidades, o cavalo crioulo, é reconhecido pela Lei 11.826/02 como o animal símbolo do Rio Grande do Sul, e atualmente o responsável por um complexo econômico que movimenta cerca de R$ 1,28 bilhão e gera mais de 280 mil postos de trabalho por ano em todo o país.

Artur Hugen, com informações de Márcia Marinho da AI do deputado gaúcho/foto: Divulgação