Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governo cede 90 hectares para ampliação do Distrito Industrial de Vacaria

Tamanho da letra A+ A-
Para Vacaria, a força econômica da produção da maçã é estratégica ao desenvolvimento

Na Estação Experimental da Embrapa, em Vacaria, o governador José Ivo Sartori fez a abertura nacional da colheita da maçã 2018, na manhã deste sábado (27) com o anúncio de uma boa notícia à região: comunicou a assinatura da cedência de 90 hectares de área da extinta Fepagro à ampliação do Distrito Industrial 3 do município. “Reafirmamos nosso apoio aos produtores, suas entidades e ao município: contem com a nossa parceria para impulsionar o setor“, disse o governador.

Para o município de Vacaria, a força econômica da produção da maçã é estratégica ao desenvolvimento. Seus negócios movimentam o comércio e empregam cerca de 20 mil pessoas. A Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) estima para a atual safra volume de 450 mil toneladas - 50 mil toneladas a menos em relação a 2017. Mais de 50% da safra são colhidos no município.  

“Sempre digo que sozinho, o Estado não consegue fazer todas as coisas, mas se somarmos esforços podemos fazer a diferença. Estamos trabalhando para o futuro do Rio Grande. Temos caminho e muita esperança”, afirmou o governador, acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

O governador também reverenciou o trabalho e a garra dos produtores, aos quais se referiu como "homens e mulheres, muitas vezes anônimos, que dedicam suas vidas à produção de alimentos para toda a população. Estamos falando de gente simples, humilde, que enfrenta as dificuldades e dá um grande exemplo ao Rio Grande: o da superação".

Investimento 

O prefeito de Vacaria, Amadeo Boeira, saudou o governador e agradeceu o apoio dado ao município. No terreno cedido pelo Estado, informou, uma empresa chinesa fará investimento de R$ 630 milhões em biodiesel e óleos vegetais. “O governador sempre tem atendido às nossas demandas”

No RS os principais municípios produtores de maçã são, além de Vacaria, Bom Jesus e Caxias do Sul. Nesta safra 2018 a variedade gala é a primeira a ser colhida, seguida pela Fuji. No Brasil é estimada safra de 1,3 milhão de toneladas de maçã.

O presidente da Agapomi, Eliseu Boeno, destacou que a maçã gera faturamento de R$ 6 bilhões por ano ao país. Já o chefe da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, elogiou a qualidade internacional da maçã gaúcha. O secretário Polo falou dos investimentos feitos em pesquisa que resultaram no controle biológico da mosca de fruta.

Cedência

Na última terça-feira (23), foi assinado o termo de cedência de área da extinta Fepagro, pelo secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Burigo, o prefeito Amadeu Boeira e o secretário  da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Rafaelle Di Camelli. A medida foi aprovada pelo Legislativo e a doação é sem ônus ao município. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de maçã no país - o primeiro é Santa Catarina.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini