Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Indicadores mostram primeiros sinais de recuperação da economia

Tamanho da letra A+ A-
o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica

O IDEE-RS mede mensalmente o desempenho agregado das atividades econômicas da indústria, do comércio atacadista e varejista e do setor de serviços dos contribuintes sujeitos ao campo de incidência do ICMS. O objetivo é auxiliar no processo de previsão e avaliação da receita, bem como no acompanhamento da situação econômica do Estado, possibilitando antecipar as flutuações econômicas.

Os investimentos, entretanto, continuam preocupantes, com queda de 49,53% frente a março de 2016, o que demonstra o baixo nível de compras de bens de capital e ativo fixo por parte dos contribuintes de ICMS. 


O cálculo é realizado a partir dos valores de entradas e saídas de determinados Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP) informados, mensalmente, nas Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIA) pelos contribuintes. A série histórica é referenciada em variações percentuais mensais, com valores corrigidos pelo IPCA. São agregados três fluxos de atividade econômica do Estado (interno, interestadual e com o exterior), utilizando-se de variáveis com poder preditivo.

Resultados confiáveis

Como a base do ICMS é ampla, os IDEE-RS possuem os predicados para serem indicadores de desempenho abrangentes da atividade econômica do Rio Grande do Sul, espelhando o universo de atividades do ICMS de maneira certeira e atualizada. Embora não abarquem diretamente o setor primário (aproximadamente 15% do valor adicionado fiscal do Estado), incorporam todas as atividades industriais e comerciais decorrentes e correlacionadas. O IDEE-RS pode ser conferido no portal Receita Dados acessando o link http://dados.receita.fazenda.rs.gov.br/publicacoes/ideers.


Artur Hugen, com informações do GRS