Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Itajaí terá mutirão de limpeza dos rios e contra o Aedes aegypti

Tamanho da letra A+ A-
Juntos pelo Rio’ será realizado no dia 24 de março, a partir das 8h, com saída da Marina Itajaí. Deve reunir mais de 800 voluntários para a limpeza da Baia Afonso Wippel, Avenida Beira Rio, molhes e prainhas, além de embarcações apoiadoras

A Marina Itajaí foi escolhida pela terceira vez para ser palco da sétima edição do mutirão de limpeza ‘Juntos pelo Rio’ e contra Aedes aegypti, coordenado pela Superintendência do Porto de Itajaí, Semasa e Prefeitura de Itajaí, que acontecerá no dia 24 de março, a partir das 8h da manhã.

A ação, alusiva ao Dia Mundial da Água, e que antecipa a chegada da etapa da Volvo Ocean Race, já conta com o apoio de mais de 50 instituições públicas e privadas e deverá mobilizar mais de 800 voluntários para a limpeza da Baia Afonso Wippel, Avenida Beira Rio, molhes e prainhas de Itajaí.

Ao todo, mais de 75 toneladas de resíduos já foram recolhidos por mais de 4 mil voluntários, desde a primeira edição do evento, realizada em 2012.

Interessados em participar do mutirão de limpeza podem se inscrever pelo site do Município de Itajaí, preencher o cadastro e realizar o download do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, que deverá ser entregue no dia do evento.

Para quem deseja auxiliar disponibilizando a sua embarcação para o transporte de voluntários e limpeza das margens dos rios, pode solicitar a inscrição pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência do Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí. No dia do evento, a cópia da documentação da embarcação deve ser entregue à organização.

“O evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade local e empresas alocadas às margens dos rios, tanto de Itajaí como Navegantes, Penha e Piçarras, sobre a importância do descarte e despejo correto dos resíduos para a preservação da saúde e dos recursos hídricos.

Para isso, queremos mobilizar o maior número de pessoas para um grande mutirão de limpeza. É muito importante que embarcações participem da ação. Por isso, aqueles que tiverem embarcações de baixo calado, por favor, nos procurem pelo e-mail para o cadastro. No que se refere à logística, a Marina Itajaí é um local que temos grande apoio, tanto para a mobilização das embarcações, quanto para a saída de barcos voluntários para os rios da cidade”, comenta uma das coordenadoras do evento e relações públicas da SEMASA, Natalia Simões Pires.

Além disso, a partir das 9h do mesmo dia 24, crianças e adolescentes poderão participar de oficinas de educação ambiental e musicalização com instrumentos de material reciclado na Marina Itajaí.

Durante o mutirão, blitz educativa para repassar à comunidade informações de prevenção e cuidados com o Aedes aegypti, em frente à Associação Náutica de Itajaí (ANI), será mais uma ação dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde.

Como será o Juntos pelo Rio e campanha contra o Aedes aegypti

A concentração para o mutirão terá início às 8h na Marina Itajaí, onde ocorrerá a divisão das equipes e entrega dos materiais. A organização recomenda que os voluntários venham com calça, preferencialmente, preta, sapatos fechados e que evitem o uso de acessórios. Não serão permitidos menores de 18 anos nas embarcações.

Neste ano, as equipes de voluntários do Juntos pelo Rio farão a limpeza nas margens do Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), na Baía Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (margens de Navegantes e Penha). Por terra, a limpeza ocorrerá na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas.

Durante o mutirão, haverá apoio das balsas do Ferry Boat, onde será feita a separação de resíduos, bem como servirá para apoio e reposição de material dos barcos. Após o encerramento, os resíduos não recicláveis serão destinados ao aterro e os recicláveis à cooperativas parceiras.

Artur Hugen, com Larissa Andrade/Rotas Comunicação/Fotos: Divulgação

Serviço

O que: Mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti

Quando: 24 de março, a partir das 8h

Onde: Concentração dos voluntários na Marina Itajaí

Como: Inscrições pelo link

Confira a programação do mutirão

7h45: Chegada dos voluntários

8h: Boas vindas dos organizadores do evento

8h15: Café da manhã

8h30: Entrega do Termo de Adesão e recebimento dos kits

9h: Divisão das equipes e início das atividades

12h: Encerramento das atividades

Sobre a Marina Itajaí

Inaugurada em dezembro de 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro da cidade catarinense de Itajaí – na Avenida Vereador Carlos Ely Castro n° 100 - importante pólo náutico, naval, turístico e industrial. A marina oferece atualmente 320 vagas, sendo 155 vagas secas e 165 vagas molhadas que comporta desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 120 pés. Modernos equipamentos como ForkLift de 12 toneladas e TravelLift de 75 toneladas; posto de combustível com bandeira BR e única marina no sul do país com diesel Verana; heliponto, amplo pátio para serviços, além de opções de lazer como sofisticado espaço gastronômico e estacionamento também fazem parte de sua estrutura.

Mais informações: www.marinaitajai.com