Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ana Amélia cobra auxílio para municípios atingidos pela estiagem no RS

Tamanho da letra A+ A-
Senadora confirmou agendas dias 21 e 22 no Ministério da Integração e na Casa Civil para tratar do tema

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) voltou a cobrar na tribuna, no início da semana, auxílio para os municípios atingidos pela seca na Zona Sul, na Campanha e em outras regiões do Rio Grande do Sul. 

Até agora, 31 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem, sendo que 17 tiveram os pedidos homologados e reconhecidos pelos governos estadual e federal.

Para ajudar as Prefeituras com ações de enfrentamento à seca, a senadora Ana Amélia fez contato com a Casa Civil e com o Ministério da Integração Social. Duas agendas já estão confirmadas para a próxima semana.

Na Casa Civil, a reunião inicialmente prevista para quarta-feira, dia 21, foi adiada para o dia seguinte, quinta-feira, 22, às 15h. Na ocasião, a comitiva de prefeitos e lideranças deverá ser recebida pelo ministro Eliseu Padilha.

Já o encontro no Ministério da Integração Social está mantido para quarta-feira (21), às 15h, com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Renato Newton.

No discurso que fez na tribuna, a senadora destacou os prejuízos que já ultrapassam R$ 1 bilhão em setores como agricultura e pecuária, além de registros de falta de água e até de comida. As agendas em Brasília deverão tratar da agilização dos decretos ainda não reconhecidos, além de ações para atender a população e socorrer os produtores.

A comitiva de prefeitos e lideranças que irá participar dos encontros agendados pela senadora Ana Amélia será liderada pelo deputado federal Afonso Hamm (Progressistas-RS) e pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB).

Artur Hugen, com AI/ Gabinete/Foto: Pedro França/AS