Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Caravana do Lula esteve em Bagé e em Santana do Livramento

Tamanho da letra A+ A-
roteiro que percorrerá pelo menos 10 cidades gaúchas até sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ex-presidenta Dilma Rousseff, da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman

A Caravana do Lula chegou ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (19). Ao iniciar um roteiro que percorrerá pelo menos 10 cidades gaúchas até sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ex-presidenta Dilma Rousseff, da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman, de deputados federais, entre eles Pepe Vargas, que também é presidente do PT-RS, deputados estaduais e lideranças dos movimentos sociais, visitou a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, na Fronteira Oeste. 

A instituição foi criada durante o seu governo, em 2008 Parte do programa de expansão das universidade federais no Brasil, a UNIPAMPA nasceu de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), previu a ampliação do Ensino Superior na metade sul do Rio Grande do Sul. “Nunca esqueço aquele 27 de julho de 2005, quando viemos inaugurar essa universidade com mais de 40 mil pessoas na rua. E a direita fascista deveria ter vindo protestar quando criei a Unipampa, porque a elite nunca quis que o pobre tivesse acesso à universidade”, afirmou o ex-presidente. 

Para encerrar o primeiro dia da Caravana em solo gaúcho, Lula encontrou o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e o ex-presidente do Equador Rafael Correa na Fronteira da Paz, na Praça das Bandeiras, na cidade de Santana do Livramento, que faz divisa com a uruguaia Riveira.  Lula disse que, se as eleições ocorrerem normalmente, Mujica terá o “prazer” de rever o PT no governo. E chamou a atenção para o movimento de direita. “O que me assusta é que o ódio de classe que eles acusavam vir dos trabalhadores hoje vem de cima para baixo. Isso começou na campanha da Dilma. E o adversário da Dilma plantou vento e colheu tempestade porque hoje não pode sair às ruas de Belo Horizonte”.

Lula também lembrou que quando ele e Pepe Mujica governaram, criaram na América do Sul um jeito de fazer política que isso, em algum momento começou a incomodar os americanos que não estavam habituados a autodeterminação dos povos da América do Sul. “Estou convencido de que estamos vivendo um momento muito difícil em âmbito político e social. Estamos perdendo muitas das conquistas que tivemos nos últimos 15 anos. No que depender do governo golpistas vamos perder muito mais”. 

O ex-presidente Uruguaio falou da necessidade de as esquerdas se unirem.  "As derrotas das esquerdas são filhas de suas divisões. Temos que aprender que sem unidade não há poder, nem liberdade total", disse. Para Mujuca, os partidos de esquerda precisam cuidar da luta daqueles que a representam, pois a direita seguirá dando golpes. “As esquerdas têm que aprender a perdoar-se quando cometem erros! precisam continuar formando militantes sociais e construir coletivamente".

Deputado Pepe avalia o primeiro dia da Caravana de Lula 

O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), que também é presidente do diretório estadual do partido, avaliou como muito positiva as primeiras agendas do ex-presidente na Unipampa, criada no governo do PT, em 2008. Lula fez um discurso importante para a população, lembrando da necessidade de se investir na educação. Em livramento, o diálogo de Lula com Pepe Mujica, o ex-presidente do Equador, Rafael Correa, e Dilma, reafirmaram a unidade da América Latina e a importância da Unasul, Mercosul e da soberania da América Latina nos órgãos internacionais. 

Artur Hugen, com AI/ClaitonStumpf/Fotos: Claiton Stumpf