Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Navio de cruzeiro chegou a Florianópolis neste sábado trazendo boas expectativas para o turismo catarinense

Tamanho da letra A+ A-
Florianópolis se preparou para dar as boas vindas, a um gigante dos mares que chega com quatro mil pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros

Depois de quase uma década sem receber navios de cruzeiro, Florianópolis se preparou dar as boas vindas, neste sábado, 24, a um gigante dos mares que chegou com quatro mil pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros.

A operação foi marcada pela tradicional cerimônia de troca de placas, que acontece sempre que um transatlântico atraca em um destino pela primeira vez. O ato, aconteceu as10h deste sábado, no trapiche de Canasvieiras, contando com a presença do governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Dias Mendes, entre outros convidados.

“Qualquer destino no mundo com essa condição só tem a comemorar”, exclama o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky, elencando entre uma série de vantagens, a movimentação da economia local e a importância de consolidar o roteiro junto às companhias de viagem. “Ninguém aponta para o mapa e escolhe parar no lugar, é preciso trabalhar muito para promover e tornar um destino atraente. Florianópolis e Santa Catarina estão de parabéns”, acrescenta.

Estado parceiro da retomada

O navio que chegarou à Capital é o MSC Preziosa, da empresa MSC Cruzeiros, segundo a Prefeitura de Florianópolis. Para permitir que o navio de cruzeiro possa aportar em Florianópolis neste sábado, o Governo do Estado investiu R$ 16 mil na realização da batimetria – é um estudo que permite avaliar a viabilidade do local onde o navio irá atracar. Na Capital, foram apontados dois pontos: um na praia de Canasvieiras e outro na de Jurerê. O documento elaborado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura foi encaminhado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para a liberação dos locais que estão aptos a receber os navios.

Importância para Florianópolis

A Secretaria de Turismo de Florianópolis está otimista com a chegada do navio. De acordo com dados da secretaria, a expectativa é que o transatlântico que esteve na Ilha de Santa Catarina durante todo o dia, foi o tempo em que os turistas descerem na cidade, puderam gastar, em cmpras,  em média R$ 500 (por turista).

Para a recepção dos primeiros passageiros neste sábado, 24, foram oferecidos passeios, visitas a praias e um tour pelo Centro de Florianópolis. Já para a próxima temporada, a secretaria projeta receber de dez a 20 cruzeiros. Além de Florianópolis, o navio também deverá fazer escala em Balneário Camboriú.

Apoio da Santur

Para incentivar e divulgar os principais atrativos de Santa Catarina, a Santur participa de eventos e feiras que ajudam a abrir o mercado para os parceiros que querem desenvolver o turismo, por meio de seus negócios e serviços. “Esse trabalho tem que ser constante e muito bem articulado para manter nossas belezas e potenciais turísticos sempre na rota dos principais destinos”, avalia Walendowsky ao destacar que o município tem que ser o grande articulador das ações de divulgação do turismo local.

Eduardo Pinho Moreira recebeu navio de cruzeiro em Canasvieiras

Com mais de quatro mil pessoas a bordo, o transatlântico MSC Preziosa chegou a Florianópolis na manhã do sábado. O navio de cruzeiro foi recebido pelo governador Eduardo Pinho Moreira no trapiche da Praia de Canasvieiras, com a tradicional cerimônia de troca de placas, que acontece sempre que um transatlântico atraca em um destino pela primeira vez.

O governador disse que o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, pretende melhorar a estrutura para a recepção dos turistas. “É claro que a partir do momento em que Florianópolis se torna uma rota definitiva faremos os investimentos para a construção de infraestrutura necessária. Mas, nesse momento, demos todo o apoio para que o processo se transcorresse normalmente. Queremos consolidar o turismo como uma conquista cada vez maior para Santa Catarina”, afirmou, salientando que foi feita a batimetria para identificar a profundidade do local onde os navios atracarão, atestando a viabilidade técnica.

Para a diretora de operações Marcia Leite, há dez anos estuda-se a possibilidade de Florianópolis receber os cruzeiros da empresa e, agora, espera poder contar definitivamente com a escala. “É uma honra recebê-los. Esperamos estarmos juntos no futuro”, disse.

O passageiro Danilo Alves Vicente, de Santos (SP), disse que é a primeira vez que faz um cruzeiro e que está sendo um prazer voltar a Florianópolis. “Agora vamos fazer um city tour e conhecer um pouco mais de Floripa”, explicou.

O prefeito contou que é preciso aguardar avaliação da escala teste feita pela MSC Cruzeiros. "Estamos à disposição para fornecer toda documentação ou diligências apresentadas, para que essa tramitação definitiva também possa ser rápida e a cidade possa se planejar para ter uma autorização permanente de cruzeiros aqui em Florianópolis”, destacou o prefeito Gean Loureiro.

O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan; o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Dias Mendes, além do Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos, Emerson Gaio Roberto, também participaram da cerimônia.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: James Tavares/Secom//MSC/Divulgação