Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Parcerias firmadas pelo Executivo são destaque do programa desta semana

Tamanho da letra A+ A-
Sartori destacou parcerias do Estado com a sociedade no Governo e Comunidade desta semana

Na última semana, o governo do Estado recebeu a doação de veículos, armas e equipamentos para o reaparelhamento da Polícia Civil e da Brigada Militar. A ação, promovida pelo Instituto Cultural Floresta (ICF), composto por empresários gaúchos, foi destacada pelo governador José Ivo Sartori no programa Governo e Comunidade desta semana. “Isso é fruto da união de esforços para o enfrentamento da criminalidade”, afirmou.

O governador lembrou que, no ano passado, outra iniciativa do ICF possibilitou o conserto de mais de 100 viaturas da Brigada Militar. Ele adiantou que, para os próximos anos, estão previstos projetos que vão viabilizar a construção de dois presídios, a compra de armamento e de mais de mil carros.

Para Sartori, a parceria é resultado da criação, dentro da Secretaria de Segurança Pública (SSP), do Fundo Comunitário, que recebe as doações, evitando o repasse de recursos para outros setores. “É função do poder público apoiar ao máximo esse tipo de iniciativa, porque, ao final, o ganho é de toda a sociedade”, destacou.

Casa da Música da Ospa

Outro exemplo de parceria mencionado pelo governador foi a que resultou na inauguração da Casa da Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), localizada no Centro Administrativo do Estado. “Pela primeira vez, em 68 anos de história, a Ospa tem um lugar próprio, em condições adequadas tanto para os músicos, quanto para o público. Já tínhamos inaugurado a Sala de Ensaios, no ano passado. Agora, entregamos este teatro com capacidade para 1.080 pessoas”, relatou Sartori.

Além das parcerias nas áreas de Segurança Pública e Cultura, o governador ainda mencionou a firmada com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e universidades gaúchas para melhorar a Educação em duas frentes: na qualificação de 2,5 mil professores e na recuperação da rede elétrica de 90% das escolas estaduais.

Artur Hugen, com Secom;GRS/Foto: Karine Viana/Palácio Piratini