Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Secretaria da Saúde amplia estoque de medicamentos e insumos em Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
A meta, segundo o secretário de Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, é chegar aos 90% de estoque em breve

O estoque de medicamentos nas unidades de Secretaria da Saúde de Santa Catarina chegou a 81% em pouco menos de 90 dias. Em janeiro deste ano, o estoque de medicamentos era de 36% do planejamento previsto, de acordo com os dados da própria Secretaria. No início da semana, o percentual chegou a 81% de abastecimento.

"Estabeleci a saúde como prioridade das ações do governo. Vamos repor o estoque de medicamentos e insumos. Compramos melhor e por isso pagamos menos", ressaltou o governador. 

A meta, segundo o secretário de Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, é chegar aos 90% de estoque em breve. “O nosso compromisso é com uma gestão que preze pela eficiência pelo atendimento de qualidade à população catarinense. Ampliamos o número de profissionais qualificados, que buscam as melhores ferramentas para elevar o número de estoques. Isso nos deu a condição de elevar mais de mil cirurgias/mês nos nossos hospitais”, informou o secretário

Rapidez

O número de materiais adquiridos pela Secretaria (gazes, seringas, aventais, entre outros) quase triplicou em apenas três meses: um salto de 23% para 66%. O resultado é fruto de um diagnóstico e de um detalhado plano de gestão realizado pelos setores de Planejamento, Licitações e de Compras da SES, que inclui a desburocratização das compras. 

“Redesenhamos os processos de aquisição, mantendo tudo dentro da lei, mas eliminando etapas desnecessárias”, destaca Carla Gianni da Rocha, gerente de aquisições e licitações da SES. “Além disso, o secretário assina diariamente as habilitações, o que traz ainda mais celeridade aos processos”.

Apenas em medicamentos são 172 itens adquiridos, enquanto que em relação aos materiais esse número ultrapassa os 1,4 mil itens.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Divulgação