Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

30ª Festa Nacional do Pinhão é divulgada na Assembleia Legislativa

Tamanho da letra A+ A-
30ª Festa Nacional do Pinhão é divulgada na Assembleia Legislativa. Festividades iniciam neste mês de maio e se estenderão até o dia 3 de junho

Com os objetivos de falar sobre a 30ª Festa Nacional do Pinhão, que acontecerá de 25 de maio a 3  de junho em Lages, Recanto do Pinhão Aracy Paim, que iniciará no dia 19 de maio no calçadão da praça João Costa, e as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense, a Rainha Andressa Bordignon, as Princesas Ellen Watrick e Caroline Cecatto, acompanhadas do superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Giba Ronconi iniciaram o roteiro da divulgação de Lages e suas atrações nesta semana em Florianópolis.

Pela manhã, o primeiro compromisso foi no programa de rádio do cidadão lageano, Mario Motta, na rádio CBN Florianópolis. Em uma conversa descontraída, Rainha e Princesas, na companhia do músico Paulinho Guazzelli, falaram e cantaram sobre os costumes de Lages. Segundo a princesa Ellen Waltrick, mais que divulgar Festa do Pinhão, conversar com Mário Motta é um aprendizado. “A comunidade lageana gosta muito dele. É um homem que fala com propriedade de Lages e tem orgulho de ter sido acolhido pelos lageanos. No Mário Motta percebemos bem que a característica de bem acolher do lageano é o que se destaca”, comenta.

Na parte da tarde, o deputado Gabriel Ribeiro recebeu a comitiva lageana em seu gabinete na Assembleia Legislativa e conduziu Rainha, Princesas e o superintendente Giba Ronconi para pronunciamentos na tribuna do plenário Deputado Osni Régis. Giba discursou em nome do Prefeito Antonio Ceron e destacou a importância de Lages como centro cultural. “Sapecada da Canção e o Recanto do Pinhão unem-se a grande Festa Nacional do Pinhão em importância histórica e cultural. Com o povo acolhedor e receptivo que temos, destacamos nossos eventos nacionalmente e mais uma vez estamos aqui falando para todos os catarinenses sobre nossas qualidades, e também formalizamos o convite a todos para nos visitar durante os dias da 30ª Festa Nacional do Pinhão”, ressalta.

A programação da comitiva da Festa Nacional do Pinhão continua nesta quarta-feira (9 de maio) em Florianópolis com a participação no jornal SBT Meio Dia, e após, na Band FM Florianópolis.

 Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Fotos: Nilton Wolff

Iniciada instalação da infraestrutura da Festa Nacional do Pinhão

O Parque de Exposições Conta Dinheiro e a Praça João Costa (calçadão central de Lages) estão sendo preparados para a instalação da infraestrutura da 30ª Festa Nacional do Pinhão. Os trabalhos iniciaram nesta semana.

No Parque está sendo feita a montagem da estrutura metálica que compreende as ruas cobertas e instalação dos palcos de shows nacionais e nativistas, bem como a estrutura dos portões de acesso e bilheterias da Festa, que se realizará de 25 de maio a 3 de junho. Este trabalho é executado por empresa contratada pelos organizadores do evento.

Já no calçadão central de Lages, equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente trabalha, a partir desta semana, na preparação da Praça João Costa para a instalação da infraestrutura geral do Recanto do Pinhão Aracy Paim, evento que iniciará no dia 19 de maio e se estenderá até o dia 3 de junho.

Inicialmente está sendo providenciado o recuo do tapume que cerca as linhas laterais e frontal da antiga área antes ocupada pelo prédio do Colégio Aristiliano Ramos. Este recuo é de oito metros, até o alinhamento dos jerivás (pés de butiá/coquinho) plantados em frente àquela antiga escola (prédio demolido).

Segundo o secretário municipal Euclides Mecabô (Tchá-Tchá), em frente às palmeiras de jerivá será instalado o palco de shows do Recanto. “Iremos deixar este espaço limpo para a instalação do palco e, além disso, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente também estará ocupada com os serviços de paisagismo (plantio de arbustos ornamentais e flores) e de limpeza geral da Praça durante as festividades do Recanto do Pinhão)”, explica Tchá Tchá. No Recanto, a Fundação Cultural de Lages será a responsável pela montagem do palco de shows, da casa de recepção turística e dos estandes de vendas de artesanato e comidas típicas da Serra Catarinense.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Fotos: Toninho Vieira