Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Bancos aceitam criar linha para reestruturação de dívidas agropecuárias

Tamanho da letra A+ A-
coordenador da CEXAGRI, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), apresentou uma minuta de proposta de repactuação das dívidas acumuladas pelos produtores rurais

A Comissão Externa Sobre o Endividamento Agrícola (CEXAGRI) se reuniu, nesta semana, com representantes do Banco Central do Brasil (BACEN), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

No encontro, o coordenador da CEXAGRI, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), apresentou uma minuta de proposta de repactuação das dívidas acumuladas pelos produtores rurais. “Estamos sugerindo um alongamento das dívidas, sejam elas de recursos de crédito rural ou de recursos livres dos bancos, para os produtores que tiveram perdas decorrentes de problemas climáticos, preços mínimos ou contingenciamento de mercado”, destacou o parlamentar.

A proposta da Comissão Externa prevê um prazo de 25 anos de pagamento, com dois de carência, estabelecendo 23 parcelas, pagas anualmente. A taxa de juros sugerida é de 4,5% ao ano. “Apontamos às instituições algumas alternativas de origem dos recursos para implementar essas medidas, sem a necessidade de contar com dinheiro novo do governo federal”, explicou Jerônimo. Ficou agendada uma nova rodada de negociação com as instituições bancárias, marcada para a próxima quarta-feira (16), onde os bancos apresentarão sua contraproposta.

“Houve a clara sinalização dos bancos de que será possível criar uma nova linha para reestruturar esse passivo. Agora é afinarmos os termos e ver o montante que será possível oferecer”, destacou o parlamentar. Representantes da Febraban, Tesouro Nacional, ministérios da Fazenda, Agricultura e Planejamento também são aguardados para a reunião da próxima semana.

A Comissão Externa Sobre o Endividamento Agrícola apresentará no dia 23 de maio o relatório final dos trabalhos do colegiado, com os apontamentos e sugestões legislativas para o enfrentamento da grave crise de renda que atinge diversos segmentos do agronegócio, como arroz, leite, café, avicultura e suinocultura.

Artur Hugen, com Apolos Paz/AI/Gabinete/Foto: Divulgação

Ouça a reunião na íntegra no link abaixo

http://imagem.camara.leg.br/internet/audio/Resultado.asp?txtCodigo=72598