Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governo suspende instalação obrigatória de dispositivos em caminhões basculantes

Tamanho da letra A+ A-
senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou que, iniciativa é importante para evitar acidentes. Também era necessário encontrar uma solução para não sobrecarregar o orçamento de municípios que disponibilizam veículos para ajudar os produtores

O governo federal publicou, nesta semana, portaria suspendendo, por um ano, a resolução que obriga a instalação de dispositivo de segurança em caminhões basculantes para evitar que a caçamba seja acionada com o veículo em movimento.

A medida foi adotada 15 dias após lideranças gaúchas se reunirem, em Brasília, com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, para apresentar os impactos dessa medida no orçamento dos municípios e cooperativas de produtores agrícolas.

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou no encontro que, embora iniciativa seja importante para evitar acidentes, era necessário encontrar uma solução para não sobrecarregar o orçamento de municípios que disponibilizam veículos para ajudar os produtores, ao mesmo tempo que enfrentam dificuldades para arrecadar recursos. Também participaram da audiência os deputados Luiz Carlos Heinze e Covatti Filho, ambos do Progressistas do RS, e prefeitos gaúchos, representando a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Veículos adquiridos após a edição da Resolução 563/2015 já têm o dispositivo instalado na fábrica. Mas, para caminhões antigos, a instalação do equipamento de segurança chega a custar R$ 4 mil. Para algumas prefeituras o custo para adequar os veículos à norma chegaria a R$ 40 mil e afetaria também as cooperativas de produtores agrícolas.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Gabriel Munhoz