Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Novacki debate saúde animal com produtores do Oeste Catarinense

Tamanho da letra A+ A-
Novacki e comitiva visitam a Gran Mestri, maior produtora de queijos duros da América Latina

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, esteve no início da semana, na região de Chapecó, interior de Santa Catarina, em encontros com representantes do setor produtivo de frango, suínos e queijos, onde discutiu aspectos da saúde animal e de comercialização com os representantes locais.

“Deixamos os nossos gabinetes e viemos ver os problemas de perto, entender quais são as particularidades na ponta, aonde está a produção e buscar as ações que de fato venham ao encontro das necessidades desta região. Tive a oportunidade de ouvir os produtores, e externei as ações que o Ministério da Agricultura vem fazendo nesta área.

E fiz questão de reconhecer o papel da Frente Parlamentar da Agricultura, nossos congressistas que têm nos ajudado muito nesse processo de modernização do ministério, e foi importante para dizer que juntos, alinhados, o setor produtivo e o Ministério da Agricultura nós conseguimos muito mais”, disse Novacki.

Novacki esteve acompanhado do Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Luís Rangel, e do Diretor de Promoção Comercial e Cooperação Internacional do MAPA, Evaldo da Silva Júnior.

Em reunião com produtores de frango de Chapecó, as Centrais de Cooperativas da Aurora apresentaram uma série de demandas técnicas para o Ministério da Agricultura, entre elas, a proposta de alteração dos métodos analíticos para dar sustentação à certificação.

De acordo com Rangel, “alguns dos pontos abordados, como os métodos analíticos para certificação, que são métodos mais rápidos, com maior harmonização de entendimento dentro do Sistema de Inspeção Federal, têm a possibilidade muito boa disso acontecer pela regionalização. E também o uso de novas tecnologias para poder ajudar no processo de redução de contaminantes biológicos como no caso da salmonela”.

A Aurora Alimentos é uma central cooperativa que congrega doze cooperativas agropecuárias, que reúnem 28 mil funcionários diretos, com uma produção diária de 20 mil suínos, 1 milhão de frangos e 1,4 milhão de litros de leite.

A comitiva do MAPA também teve encontro com lideranças políticas e entidades de classe em São Miguel do Oeste, região de Santa Catarina que congrega 19 municípios e têm na agricultura familiar a sua força. São 200 mil propriedades da agricultura familiar com tamanho médio de 50 hectares.

A comitiva ainda visitou a indústria de queijos Gran Mestri, a maior fabricante de queijos duros da América Latina, que produz o queijo do tipo grana padano, o gorgonzola e o provolone, e também queijo de leite de ovelha. A empresa compra produtos de 80 mil famílias no estado de Santa Catarina.

Novacki participou, com sua comitiva, de uma reunião com entidades do agronegócio, prefeitos, representantes do governo do estado, deputados federais, e industriais do Oeste de Santa Catarina, no Centro Comercial e Industrial de Chapecó, onde recebeu uma série de solicitações dos presentes.

Artur Hugen, com Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa/Foto: Divulgação