Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Clubes de futebol com mais de 100 anos recebem homenagem no Piratini

Tamanho da letra A+ A-
Sartori: "Nosso povo tem característica de ser pioneiro. O RS é o estado, fora da Região Sudeste, com mais conquistas nacionais"

O quase centenário Palácio Piratini, que completou 97 anos na semana passada, teve uma tarde de "o mais jovem da turma" nesta segunda-feira (21).

A sede do Poder Executivo do Rio Grande do Sul foi palco para uma homenagem aos 36 clubes gaúchos de futebol que já passaram dos cem anos de história. O mais antigo do Estado e do país é o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900 e que, por isso, tem o apelido de "vovô".

O governador José Ivo Sartori e o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, entregaram uma salva de prata (tradicional ornamento em formato de bandeja) para os presidentes e representantes dos times centenários.

Sartori destacou o protagonismo do futebol gaúcho. "Nosso povo tem a característica de ser pioneiro. O Rio Grande do Sul é o estado, fora da Região Sudeste, com mais conquistas nacionais. São doze títulos, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. E, desde 2006, a Seleção Brasileira vem sendo treinada por gaúchos: Dunga, Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari e, agora, o Tite".

O governador também citou a força do clássico GreNal e a importância dos clubes do interior: "São torcidas apaixonadas, que se identificam com os times. Sabemos que muitos de vocês fazem um trabalho social muito bonito. Por isso, fizemos questão de estender o patrocínio do Banrisul às cidades do interior. Porque o futebol e o esporte unem e precisam de incentivo", afirmou.

Entre os 36 clubes centenários, apenas um não está mais em atividade, e oito disputam as quatro principais divisões nacionais do esporte (séries A, B, C e D): Brasil de Pelotas, Caxias, Grêmio, Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, São José-RS e Ypiranga de Erechim.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini