Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Quando o friiiiio é o atrativo do Sul do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Vai chegando o inverno, período de férias escolares e o Brasil é uma festa só. No Norte e Nordeste a alegria de São João contempla aos turistas, as serras gaúcha-catarinense também viram a bola da vez para turistas nos três Estados do sul do país

Todo ano é assim. Vai chegando o inverno, que coincide com período de férias escolares, o Brasil é uma festa só. Enquanto no Norte e Nordeste a alegria de São João contempla aos turistas, as serras gaúcha-catarinense também viram a bola da vez para turistas nos três Estados do sul do país.

Mas quando a temperatura despenca e a neve dá o ar da graça, como aconteceu esta semana, a expectativa cresce e a ocupação hoteleira pode chegar a quase 100% nos municípios da região das serras paranaense, catarinense e gaúcha.

A rede hoteleira da região é de primeira qualidade, principalmente pequenas pousadas, distribuídos por 18 municípios, que integram a Amures – Associação dos Municípios do Serra Catarinense. A maior concentração, não por acaso, se dá entre os municípios que têm a ocorrência de neve no histórico, como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Lauro Müller e Lages.  

O Morro das Torres, que tem uma das menores sensações térmicas da região, e a cascata que congela, ambos em Urupema, além do Morro da Pedra Furada, em Urubici, são atrativos imperdíveis na serra catarinense. À mesa, a tradição do café colonial, chocolates, fondue e outros atrativos da culinária europeia e brasileira. A região recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano, mais da metade concentrada no período de inverno, segundo a Amures.

Estudo 

Pesquisa realizada em 2017, pela Fecomércio, mostrou que 99,4 dos turistas na região, nessa época do ano, são brasileiros e 0,6% estrangeiros. Para 69,6% dos viajantes a motivação foi o turismo de inverno e o valor médio de gasto com a viagem foi de R$ 1.236,10. O saldo foi tão positivo que 98,5% afirmaram que indicariam o passeio para parentes e amigos.

-5ºC em São Joaquim

O amanhecer desta última quinta-feira (12) em São Joaquim foi bem proveitoso para quem gosta de frio, principalmente para os turistas que visitam a Serra Catarinense nesta época do ano.

A temperatura durante o amanhecer em São Joaquim chegou na casa dos -5ºC no vale do “Caminhos da Neve”, foi registrada pela rede de Estações Keiser.

O frio intenso proporcionou muitas imagens, na Vinícola Pericó uma Lhama pousou para a foto com geada em cima do lombo lanoso, na cidade as roupas congelaram na gélida relva foi possível colocá-las de pé, na Vinícola Monte Agudo os vinhedos ficaram cobertos de cristais de gelo, já no Vale do “Caminhos da Neve” a modelo Amabile Deucher pousou em um ensaio fotográfico com -5ºC. No centro da cidade os carros ficaram recobertos por uma espessa camada de gelo.

Serra gaúcha

Uma das regiões mais visitadas são os municípios de Gramado, Cambará do Sul, onde localiza-se o Canyon do Itaimbézinho,  e Bom Jesus. Gramado é uma festa só com suas atrações consagradas e a gastronomia farta. No alto dos campos de cima da serra, a neve também aparece com frequência.

Canyons Verdes

Nos mais variados roteiros das serras gaúcha e catarinense sempre ótimos atrativos naturais, gastronomia farta, folclore, parques temáticos e a beleza dos Canyons Verdes da América do Sul, que podem integrar os geoparques da Unesco. A inclusão dos nossos canyons verdes, neste seleto grupo de atrações turísticas internacionais, representaria maior preservação e divulgação da região sul do Brasil, em todo o mundo.

Números

O Volume de turismo no mundo hoje ultrapassa a exportação de Petróleo, de alimentos ou de automóveis. No ano passado, houve 1 bilhão e 300 milhões de chegadas de turistas internacionais em algum lugar do mundo. Movimentando 1 trilhão e 200 bilhões de dólares. E o Brasil só belisca este mercado. De cada 200 chegadas de turistas internacionais em algum lugar do mundo, só uma é no Brasil.

Artur Hugen, com São Joaquim Online/Fotos: Mycchel Legnaghi/Divulgação