Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Simplás celebra 29 anos de atividade com olhar em educação e sustentabilidade

Tamanho da letra A+ A-
Presidente da Abiplast e da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho (sentado, ao centro, de terno escuro), acompanha palestra sobre educação e sustentabilidade ministrada pelo presidente do Simplás, Jaime Lorandi

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) será o protagonista da tradicional reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul marcada para a próxima segunda-feira (27), a partir das 12h.

Em comemoração aos 29 anos do Simplás, completados oficialmente no dia 25, o presidente Jaime Lorandi mostrará um olhar que tem adquirido cada vez maior amplitude e valorização nos planos e ações da entidade, com a palestra Educação para a sustentabilidade.

Aliás, o próprio público terá a chance de conhecer e, se assim o quiser, se engajar no atual momento vivido pelo sindicato de tirar a discussão ambiental do terreno das ideias e levar para a prática. Afinal, a ocasião marcará também o início da implementação do projeto Plástico do Bem na CIC de Caxias do Sul.

Desde março deste ano, a iniciativa que capacita estudantes e professores da rede de ensino público municipal para a coleta, separação e limpeza de plásticos consumidos nas próprias residências e vizinhanças vem gerando renda extra para 20 escolas do município de Farroupilha, por meio do encaminhamento do material para a reciclagem. Cerca de 500 professores e 6,5 mil alunos receberam, além de orientação, coletores plásticos individuais com separadores para cada tipo de material, doados pelo Simplás. Em aproximadamente três meses de operação, as instituições de educação fundamental do município já encaminharam mais de 5 toneladas de plásticos para a reciclagem, gerando, assim, R$ 4 mil de recursos antes inexistentes.

O Simplás trabalha agora no sentido de ampliar o programa para outros municípios e segmentos da sociedade. Também em Caxias do Sul, por exemplo, já foi deflagrada a implementação do Plástico do Bem na unidade do Senai Nilo Peçanha, no Bairro Exposição.

“Na CIC, o objetivo é envolver as mais de 200 pessoas que trabalham diariamente nos quase 20 sindicatos de classe, entidades representativas, sociais e serviços instalados no condomínio. Ainda estamos acertando os últimos detalhes, mas, de novo: o mais importante aqui é o trabalho informativo e educacional para levar a uma mudança de hábitos entre as pessoas. Nós somos os primeiros responsáveis pelo que consumimos”, explica o presidente do Simplás, Jaime Lorandi.

Sucesso de público e crítica em Joinville 

A palestra com que o Simplás celebrará os 29 anos de representação empresarial, na reunião-almoço da CIC, segunda-feira (27), experimentou dois recentes sucessos de público e crítica. As apresentações ministradas pelo presidente do sindicato, Jaime Lorandi, na feira Interplast, em Joinville (SC), nos dias 14 e 15 de agosto, tiveram auditório lotado, aplausos e uma saraivada de perguntas do público. 

O diferencial ficou exatamente pelo perfil de cada contingente: no primeiro dia, a plateia especializada da Câmara Nacional de Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP) da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast); e, no segundo, uma turma de estudantes cheios de curiosidade entre um atento grupo de industriais da transformação.

“Achei muito interessante. Bem expositiva, elucidativa e educativa. Pretendo passar para a frente, entre a própria família e no meu meio social”, comentou o estudante do ensino médio Pedro Gori.

“Muito legal! Já quero fazer contato com o palestrante para falar sobre um projeto ambiental que estamos desenvolvendo em nosso curso”, revelou a estudante de Técnico em Plásticos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Sapucaia do Sul, Jaqueline Abreu.

“Gostei muito. Nunca tinha visto nada assim”, completou a colega Lauany Pletsch. 

Lorandi observa que o conceito de responsabilidade individual aplicado na relação entre produção, consumo e destinação correta de produtos plásticos tende a se expandir de maneira orgânica para quaisquer outros materiais inseridos no cotidiano da sociedade.

“Os plásticos representam 40% de todo os resíduos sólidos que produzimos hoje. Então, por óbvio, ao adquirirmos a cultura da separação para o plástico, naturalmente vamos evoluir para um comportamento adequado com o vidro, o metal, o papel, o papelão...”, sentencia o presidente do Simplás.

Artur Hugen, com AI/Simplás/Gabriel Izidoro/Fotos: Zeca Martins

Serviço

O que: palestra Educação para a sustentabilidade – comemorativa aos 29 anos do Simplás

Quando: segunda-feira (27)

Horário: 12h

Onde: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul (RS) – rua Ítalo Victor Bersani, 1134

Informações: pelo link bit.ly/2BwRdlh ou pelos telefones 3218.8000, 3218.8058 e 3218.8038