Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Bombeiros controlam incêndio no Museu Nacional, mas dano ‘é irreparável’

Tamanho da letra A+ A-
Diretor do museu diz que ‘pouco restará. Acervo continha 20 milhões de peças

Após 6 horas de fogo, os bombeiros conseguiram controlar, por volta das 2h da manhã, o incêndio que tomou conta do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Cerca de 80 homens, de 12 quartéis do Corpo de Bombeiros, controlaram as chamas que tomaram conta do prédio por volta das 19h 30 de domingo (2.set.2018). Não há informações sobre vítimas.

O museu tem 3 andares e fica localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona Norte do Rio. O fogo começou depois que a visitação tanto do museu quanto do zoológico, que fica no mesmo bairro, haviam sido encerradas.

Os bombeiros informaram que o combate ao fogo foi prejudicado pela falta de água nos hidrantes próximos ao prédio. As equipes tiveram que buscar água em um lago e utilizaram caminhões pipa para executar a manobra.

O diretor de Preservação do museu Nacional, João Carlos Nara, afirmou à Agência Brasil que o incêndio causa um “dano irreparável” ao acervo e às pesquisa nacionais. Segundo ele, as peças de reserva técnica também foram atingidas e “pouco restará” após a extinção das chamas.

Acervo

O Museu Nacional foi inaugurado por Dom João VI em 1818 e abrangia um acervo de aproximadamente 20 milhões de peças históricas. O edifício, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphanoi), foi  sede da 1ª Assembleia Constituinte Republicana entre 1889 e 1891.

A vice-diretora do Museu Nacional, Cristina Serejo, informou que nem tudo foi perdido no acervo. Segundo ela, uma coleção de invertebrados que fica em um prédio anexo escapou do fogo, além disso alguns pesquisadores conseguiram sair do prédio com seus computadores pessoais.

Tragédia

Ainda no domingo, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse ao Poder360 que o incêndio foi uma tragédia. Leitão defendeu uma investigação para descobrir a causa do incêndio e a responsabilização pelo ocorrido. Além disso, cancelou seus compromissos e irá ao Rio nesta 2ª feira.

O Planalto também divulgou uma nota na qual considerou a perda “incalculável para o Brasil”. O presidente Michel Temer publicou o texto em seu Twitter e caracterizou a perda como imensurável.

Artur Hugen, com Poder 360/Foto: Tânia Rego/ABr