Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Comissão discute nesta terça-feira reajustes na tabela do Imposto de Renda

Tamanho da letra A+ A-
deputado Jerônimo Goergen, do PP do Rio Grande do Sul, propôs o debate e espera focar as discussões nas deduções das despesas com educação

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados vai discutir nesta terça-feira (4) projeto de lei que reajusta os valores das tabelas progressivas mensais do Imposto de Renda de pessoas físicas quanto às deduções por dependente e despesas com educação (PL 6094/13).

O deputado Jerônimo Goergen, do PP do Rio Grande do Sul, propôs o debate e espera focar as discussões nas deduções das despesas com educação:

"Porque nós temos, sem dúvida nenhuma, uma deficiência do Estado e isso obriga que as pessoas busquem a educação digna dos seus filhos, pagando aquilo que o imposto que já pagam pro Estado deveria lhes oferecer.

Como isso não acontece, o investimento que as pessoas fazem num papel que é do Estado, é extremamente necessário que o Estado não cobre novamene valores para depois investir em outras áreas que não na educação. É uma forma de estimularmos a busca de uma melhor qualidade do ensino a todo mundo que tenha essa possibilidade de fazer."

O projeto de lei que altera as tabelas do Imposto de Renda é analisado junto com outras cinco propostas sobre o assunto.

O relator da matéria, deputado Eduardo Cury, do PSDB de São Paulo, apresentou texto alternativo a todas as propostas, focando na correção da tabela do Imposto de Renda, de acordo com a inflação dos últimos três anos, período no qual não houve atualização nos limites e isenções de cobrança.

Foram convidados para a audiência pública o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia; o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e do mercado de capitais.

O projeto de lei que reajusta a tabela do Imposto de Renda precisa ser votado por duas comissões, mas não precisa passar pelo Plenário da Câmara. Caso aprovado nas comissões, poderá seguir direto para análise do Senado.

Artur Hugen, com Apolos Paz/AI/Gabinete/Foto: Divulgação