Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Brasil e Portugal discutem gestão da costa

Tamanho da letra A+ A-
Ministério do Meio Ambiente participa, a partir desta quarta-feira, no Rio Grande do Sul, de encontro da rede de pesquisadores dos dois países sobre sistemas costeiros

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa, a partir desta quarta-feira (19), na cidade de Rio Grande (RS), do VIII Encontro da Rede Brasil-Portugal de Investigações Costeiras (Rede Braspor). É a primeira vez que o ministério comparece ao evento.

A Rede Braspor reúne pesquisadores brasileiros e portugueses dedicados ao estudo dos sistemas costeiros, em especial dos fatores de risco, como as erosões, tendo como parâmetro soluções que contemplem o meio ambiente e o homem.

O encontro ocorre uma vez por ano desde 2011, alternadamente em Portugal e no Brasil, e visa estreitar as relações de colaboração no que diz respeito às pesquisas interdisciplinares das zonas costeiras dos dois lados do Atlântico.

Tem ainda o objetivo de discutir, de forma integrada, os riscos existentes nas zonas costeiras (riscos físicos, sociais, ecológicos, econômicos, geológicos, culturais, oceanográficos, de saúde pública e químicos) e as suas formas de mitigação.

Busca, também, estimular novas parcerias no âmbito da pesquisa e inovação entre Brasil e Portugal e a promoção do processo de internacionalização dos estudos sobre os sistemas costeiros.

O ministério é um dos apoiadores da oitava edição do encontro, que tem como tema “Saindo da Zona de Conforto: a Interdisciplinaridade das Zonas Costeiras”. Os trabalhos vão seguir até o sábado (22), no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec Sul), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

O coordenador-geral de Gerenciamento Costeiro do MMA, Regis Pinto de Lima, vai integrar a mesa de abertura. Ele participará, também, da mesa-redonda “Vulnerabilidade e riscos futuros na zona costeira brasileira e portuguesa”, que discutirá experiências nessa área nos dois países.

Lima fará apresentação do Programa Nacional para a Conservação da Linha de Costa (Procosta), do ministério e parceiros, que faz planejamento e gestão da zona costeira brasileira com caráter territorial. O programa foi lançado em março deste ano.

“A nossa presença no encontro é importante para trocarmos experiências e conhecimentos com os portugueses que têm uma expertise muito grande na prevenção e contenção de riscos na zona costeira. Nossa intenção é fortalecer essa cooperação técnica não só na área de pesquisa, mas também na gestão”, disse Regis Pinto Lima.

Artur Hugen, com Ascom/MMA/Foto:Gilberto Soares/MMA

 Serviço:

VIII Encontro da Rede Braspor – 2018 
Data: 19 a 22 de setembro
Local: Rio Grande (RS) - Cidec-Sul – Furg - Av. Itália km 8 s/n, Carreiros

Confira a programação do evento