Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Mobilização global contra o lixo no mar

Tamanho da letra A+ A-
Inspirada no Dia Mundial da Limpeza, 15 de setembro, iniciativa da ONU Meio Ambiente convida organizações e indivíduos de todo o país a participar dos sete dias de mobilização. Ação tem apoio do Ministério do Meio Ambiente

Todos os anos, entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. Colocadas em uma fila de caminhões, a linha daria a volta ao redor do mundo 24 vezes. A estimativa, de 2015, é da Universidade da Geórgia. Baseado em dados como esses, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil, entre os dias 16 e 24 de setembro, mês internacional dos mutirões de limpeza de praia, a #SemanaMaresLimpos.

A iniciativa tem o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente, por meio dos Departamentos de Gestão Ambiental Territorial (DGAT) e de Educação Ambiental (DEA).

“Creio que esta atividade tão importante no seu efeito sensibilizador, agora em uma ação integrada, mostra muita força principalmente em conteúdo que possa melhorar a gestão para combate ao lixo no mar”, afirma o coordenador-geral de Gerenciamento Costeiro do ministério, Régis Pinto de Lima.

De acordo com a diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, a parceria com o evento se dá no sentido de ajudar na mobilização das secretarias estaduais e municipais de Meio Ambiente para que se juntem aos esforços de limpar os corpos d´água locais e deem suporte às redes já articuladas em torno da proposta. 

O tema deste ano é “Beat Plastic Pollution” e se refere à produção exacerbada dos plásticos descartáveis, que têm o destino nos oceanos e mares ocasionando a morte dos animais marinhos; além de o microplástico já estar sendo encontrado em moluscos e pescados.

Mobilização 

A iniciativa convida organizações e indivíduos de todo o país a participar dos sete dias de mobilização. A Agência das Nações Unidas elaborou um manual sobre como realizar as intervenção em praias, rios, mangues, dunas e ilhas. Entre outros itens, a publicação aponta que a coleta de resíduos deve obedecer a alguns princípios para que seja eficaz e tenha resultados duradouros.

Entre as recomendações, estão a utilização de baldes ou sacolas retornáveis, no lugar de sacos plásticos, e a catalogação dos materiais recolhidos para análises futuras. Outra medida é o estabelecimento de parcerias com cooperativas de catadores de lixo, para garantir a destinação correta dos materiais recicláveis.

A Semana Mares Limpos é inspirada pelo Dia Mundial da Limpeza (ou no original World Cleanup Day), comemorado no sábado (15/09). O objetivo é avançar no melhor gerenciamento dos resíduos e aumentar a conscientização tanto local quanto global sobre a gravidade da situação. E ainda, apoiar e conectar uma nova geração de líderes comunitários para agir juntos no sentido de encontrar soluções duradouras para a questão. A expectativa é de que milhões de pessoas, em 150 países, atuem contra o desperdício mundial de resíduos limpando estradas, parques, praias, florestas e rios.

De acordo com os organizadores do evento, cerca de 80% dos resíduos flutuando nos oceanos foram mal geridos e levados para o mar através das praias e vias navegáveis. Portanto, é necessário trabalhar em terra junto a líderes, governos e organizações é um passo para a proteção dos ecossistemas.

Ações do MMA

O Ministério do Meio Ambiente está comprometido com a limpeza dos mares. Em junho, o órgão publicou a Portaria 188, que institui a Comissão Organizadora para elaboração do 1º Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. A elaboração do Plano faz parte de um compromisso voluntário firmado pelo governo brasileiro durante a Conferência dos Oceanos, ocorrida entre os dias 5 e 9 de junho de 2017, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

A Conferência contou com os principais chefes de Estado e de Governo, bem como representantes de organizações de todo o mundo que trabalham com o tema. Em agosto de 2017, o Brasil anunciou, oficialmente, seu apoio à campanha Mares Limpos, durante reunião lateral da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. A campanha foi lançada na Cúpula Mundial dos Oceanos em Bali, em fevereiro de 2017, na Indonésia. O objetivo foi conclamar os governos a aprovar políticas de redução de plástico, a indústria a minimizar as embalagens plásticas e redesenhar produtos e convidar os consumidores a mudar hábitos de descarte.

Aplicativo 

Por meio de um aplicativo, o World Cleanup, serão mapeados locais, quantidades e tipos de resíduos que precisam ser limpos e gerenciados, dimensionando e permitindo a visualização o problema do desperdício em níveis local e global. O aplicativo também permite que os usuários criem um evento de limpeza em uma determinada área, tornando-os responsáveis pela preparação e execução do evento específico.

Histórico

O Dia Mundial da Limpeza é organizado pelo Let´s Do It World! O movimento nasceu na Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas limparam o país inteiro, em cinco horas. Até hoje, quase 140 países e 20 milhões de pessoas já se juntaram aos esforços para realizar a limpeza.

No Brasil, a ação tem à frente o Instituto Limpa Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.

No total, foram realizadas intervenções em mais de 20 cidades, com a participação de cerca de 180 mil pessoas e a coleta de 3,2 toneladas de resíduos, enviados para cooperativas de catadores.

Artur Hugen, com Waleska Barbosa/ Ascom MMA/Foto: Gilberto Soares/MMA