Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Inverno começa em SC com temperaturas típicas da estação

Tamanho da letra A+ A-
A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático e é determinada pelos astrônomos, não pelos meteorologistas

O inverno começou às 1h24 desta quarta-feira, 21, com temperaturas típicas da estação. Uma massa de ar frio predomina sobre o Sul do país, fazendo os dias amanhecerem gelados em todo o estado. Nas partes mais altas de SC, a temperatura ficou em torno dos 3ºC nas primeiras horas da manhã.  

A previsão é de sol em todas as regiões, com exceção para o Litoral Norte e parte da Grande Florianópolis, onde há chance de chuva fraca e isolada no decorrer do dia. O vento sopra no quadrante Nordeste do Oeste ao Planalto e de Sudeste a Nordeste no Litoral.

Segundo o meteorologista Clóvis Corrêa, da Epagri/Ciram, o inverno será marcada pelo frio típico da estação. “Devemos ter um inverno dentro da normalidade, pois não deve ocorrer nenhum evento extremo, como a influência do La Niño e La Niña”, explica. Corrêa também reforça que é comum que antes da chegada de frente fria, que provoca chuva, haja um certo aquecimento no estado.

Em geral, o volume de chuva deve ficar dentro da normalidade, com tempo mais seco em agosto.  

Inverno

A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático e é determinada pelos astrônomos, não pelos meteorologistas. Em países do hemisfério Sul, como é o caso do Brasil, o solstício de inverno acontece quando o sol atinge a maior declinação de acordo com a linha do Equador, com a noite mais longa do ano e menor incidência de luz solar neste hemisfério. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro (solstício de verão no hemisfério Sul) e em junho (solstício de inverno no hemisfério Sul). 

Artur Hugen, com informações do GSC/ Foto: James Tavares/Secom