Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Anunciados os 15 finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Tamanho da letra A+ A-
Júri contou com participação do Ministério do Turismo; premiação será em 26 de outubro. Foto Pousada Piuval

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) anunciará no próximo dia 26, em Ilhabela (SP), o resultado final do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/19. Meios de hospedagem, parques temáticos, operadoras de turismo, agências de viagem, organizações não governamentais e projetos acadêmicos de universidades públicas e privadas estão entre os finalistas anunciados durante a 46ª Abav Expo Internacional, que terminou na última sexta-feira (28) em São Paulo.

Foram três indicados para cada categoria: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores. O júri contou com a participação de representantes do Ministério do Turismo, Organização das Nações Unidas, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Senac, universidades, entre outros.

O secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, que representou o Ministério do Turismo no júri do concurso, afirma que os projetos inscritos apresentaram uma qualificada visão sobre sustentabilidade no setor. “Fiquei impressionado com a criatividade dos projetos que demonstram o aumento da preocupação com a sustentabilidade no turismo, sobretudo com as iniciativas de trazer as comunidades para perto dos empreendimentos, fazendo com que elas também se beneficiem das ações propostas”, avaliou.

Criado em 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o primeiro do mundo a ter a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo). Possui, desde então, mais de 439 projetos cadastrados e 71 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. O troféu reconhece ações e ideias que tenham como finalidade o desenvolvimento de um turismo mais sustentável por meio da gestão de práticas ambientais, socioculturais e econômicas integradas às estratégias de empresas e que impactem o turismo nacional.

Todos os finalistas recebem certificado de participação no dia da premiação e o vencedor de cada categoria leva um troféu personalizado. A iniciativa melhor avaliada entre todas as categorias, com exceção da categoria de projetos inovadores, leva também o troféu "Prêmio Top Sustentabilidade".

Apoio do MTur

Em apoio à iniciativa da Braztoa, o Ministério do Turismo produz vídeos dos empreendimentos premiados na categoria Top Sustentabilidade. Clique e assista aos vídeos dos ganhadores dos últimos três anos: Pousada PiuvalCambará Eco Hotel e  Pousada Uacari.

Artur Hugen, com Vanessa Sampaio/Foto: Divulgação

Confira a relação dos finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/19:

Associados Braztoa
-Beto Carrero World (SC)
-BWT Operadora (PR)
-New Age Tour Operator (SP)

Agências de Viagem
-Novaventura (SP)
-Roraima Adventures (RR)
-Vivejar (SP)

Meios de Hospedagem & Resorts
-Hotel Sesc Porto Cercado (MT)
-Le Canton (RJ)
-Mabu Thermas Grand Resort (PR)

Meios de Hospedagem
-Hostel Container Cabo Frio (RJ)
-Pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe/e-group hotels (CE)
-Quinta da Estância (RS)

Parceiros do Turismo
-Associação Garupa, Assoc. das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas (ACIR) e Instituto Socioambiental – ISA (SP/AM/SP)
-Japacanim Ecoturismo LTDA (MS)
-Legado das Águas (SP)

Projetos Inovadores
-FATEC (SP)
-Instituto Federal de Brasília (DF)
-Universidade Anhembi Morumbi (SP)