Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ministério fortalece consumo sustentável

Tamanho da letra A+ A-
Rejane Pieratti: ação global para sustentabilidade

Começou na última semana, a Oficina Aberta sobre Produção e Consumo Sustentáveis (PCS), evento realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela ONU Meio Ambiente.

O objetivo da iniciativa é apresentar a Estratégia PPCS 2030, um conjunto de medidas que busca alinhar o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) à Agenda 2030, em especial ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, que trata do tema.

Na abertura do evento, a secretária substituta de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Rejane Pieratti, salientou que essa não é uma iniciativa isolada brasileira. “É uma ação global da qual o Brasil faz parte, em que vários países estão juntos, cada um trabalhando em seus planos de produção e consumo sustentáveis”, reforçou.

Pablo Saldo, analista ambiental do Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS) do MMA, explicou que a proposta da oficina foi fomentar o debate entre o conteúdo do PPCS, para delinear como ele se alinha ao ODS 12. “Também queremos identificar políticas que tenham correlação com outros fóruns que trabalhem temas presentes no PPCS”, completou.

O próximo passo, segundo Pablo Saldo, é montar uma síntese e propor uma reelaboração do plano. Essa é a Estratégia PPCS 2030. “Vamos levar para o Comitê Gestor os resultados desta oficina e, a partir disso, traçar novas estratégias de implementação para o plano”, detalhou Saldo. O encontro também ajudará a equipe desenvolver um rearranjo institucional para alavancar a agenda de produção e consumo sustentáveis.

Qualidade de vida

O objetivo principal de estabelecer um processo de Produção e Consumo Sustentáveis (PCS) no Brasil é mudar o atual paradigma de produção e consumo no Brasil. Nesse sentido, a ideia é fomentar dinâmicas e ações no presente e no médio e longo prazo. Com isso, espera-se que a qualidade de vida da população aumente consideravelmente, além de dar suporte à proteção ambiental. Os resultados serão verificáveis e aperfeiçoados ao longo da implementação do Plano.

Os conceitos do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) estão alinhados a acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário em diversas áreas, como erradicação da miséria, combate à mudança do clima, gestão de resíduos sólidos, gestão de recursos hídricos e proteção da biodiversidade.

Assim, o PPCS foi estruturado para potencializar e dar escala a ações já existentes, como projetos demonstrativos e ações pontuais. Um dos desafios principais é disseminar o conceito de produção mais limpa e de consumo sustentável, hoje ainda restrito a um número pequeno de empresas e consumidores. "O PPCS quer organizar e valorizar essas ações, bem como aumentar seu número e qualidade", resume Pablo Saldo, analista ambiental do DPCS.

Saiba mais

Principais pontos da Estratégia PPCS 2030

- Estabelecimento de ciclos curtos de implementação e revisão, a cada quatros anos
- Vertebrar ações existentes que já vêm sendo implementadas
- Reconhecer o esforço do setor privado na melhoria de suas operações
- Promover ações em que o Estado se engaje em práticas mais sustentáveis
- Buscar sinergias diretas e verificáveis com as principais políticas nacionais de desenvolvimento sustentável

Artur Hugen, com Gláucia Chaves/MMA/Foto:Augusto Coelho/MMA