Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Lasier pede votação aberta para a presidência do Senado

Tamanho da letra A+ A-
O senador Lasier Martins (PSD-RS) defendeu na tribuna do Senado Federal votação aberta na eleição do próximo presidente da Casa

O senador Lasier Martins (PSD-RS) defendeu esta tarde (19) na tribuna do Senado Federal votação aberta na eleição do próximo presidente da Casa. Ele informou que irá levar a proposta aos líderes partidários como primeira medida da nova legislatura, em sintonia com o resultado das eleições deste ano.

Embora o regimento interno do Senado preveja votação secreta, Lasier sublinha que a Constituição não veda. Além disso, foram várias as situações em que o acordo de lideranças efetivou soluções deste tipo. “Geralmente, ignora-se o regimento para aprovar matérias de interesse da Casa e usa-se o mesmo para obstruir votações de interesse nacional. Espero que, nesse caso, seja diferente”, observou.

“Esta casa precisa ir ao encontro do recado dado pelas urnas e também dar um basta à velha política e apoiar a renovação”, discursou, lembrando que em outubro uma dezena de novatos na política foi eleita para o Senado. Lasier cobrou dos colegas engajamento com a pauta do eleitorado, “que pede mudança e que não nos omitamos”.

Para o senador gaúcho, o pleito de 2018 surpreendeu políticos, imprensa, pesquisadores e o próprio público, pois ninguém acreditava em uma onda tão expressiva a favor da renovação.

Esse novo cenário, acredita ele, deveria ser levado em conta pelos nomes que têm surgido como opções à sucessão do presidente do Congresso, seja de oposição ou de apoio ao governo Bolsonaro ou mesmo de independência. “O movimento que proponho é o de dar continuidade a esse clamor contra desmandos, descomposturas e desvios de recursos”, resumiu.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: AS/Divulgação