Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governo do Paraná lança o portal “Conexão Ambiental”

Tamanho da letra A+ A-
Novo website possui plataforma colaborativa e reúne diversas informações sobre o meio ambiente do Paraná, com foco na educação ambiental

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Celepar, lançou nesta semana, o portal “Conexão Ambiental”, em cerimônia no auditório do Instituto Lactec, em Curitiba.

A nova ferramenta foi desenvolvida em plataforma colaborativa com o objetivo de difundir o conhecimento em relação ao meio ambiente do Estado, além de promover a educação ambiental e incentivar o cuidado com a natureza.

Além dos principais programas e ações do Governo, o portal disponibiliza uma série de conteúdos como notícias, agenda de eventos e boas práticas, por exemplo.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, a solução para os problemas ambientais passa pela mudança de comportamento da sociedade, por meio da propagação do conhecimento.

“Encerro minha gestão à frente da Secretaria do Meio Ambiente anunciando essa iniciativa de sucesso e deixando como herança mais um produto para a sociedade paranaense, capaz de servir como ferramenta para a educação ambiental formal e não formal, e auxiliar na conscientização das pessoas sobre a importância de conservar e recuperar o ambiente natural em que vivemos”, disse Bonetti.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Mariese Muchail, a meta é a construção de um ambiente democrático, com a participação efetiva de toda a sociedade que atua em prol das boas práticas ambientais.

“O portal foi desenvolvido em uma plataforma colaborativa para que governo, comunidade acadêmica, iniciativa privada, terceiro setor, entidades de classe e a sociedade civil possam contribuir com a formação de cidadãos mais sensíveis às questões ambientais”, afirmou Mariese.

O portal pode ser acessado no endereço www.conexaoambiental.pr.gov.br

Revista Atlântica

Durante o evento foi distribuída publicação editada pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria, material informativo que trata sobre o bioma Mata Atlântica, trazendo dados sobre as principais características de fauna e flora, a situação dos remanescentes e a importância da preservação, entre outras curiosidades. “A ideia é que a Revista Atlântica tenha periodicidade trimestral e tratar das diversas temáticas relacionadas com o bioma Mata Atlântica, presente na maior parte do território de nosso Estado”, disse Mariese.

Detetives da natureza

Também foi apresentado um aplicativo para celulares denominado Detetives da Natureza do Paraná, destinado a estimular a observação e auxiliar no mapeamento da biodiversidade no Paraná.

Nele as pessoas tiram fotos da natureza, fazem o upload dessas imagens no sistema e os demais usuários ajudam na identificação das espécies de animais e plantas, contribuindo para o banco de dados ambiental.

Para utilizar basta fazer o download do aplicativo iNaturalist (gratuito), preencher o cadastro e procurar pelo projeto “Detetives da Natureza do Paraná”.

“Iniciativas como essas demonstram o espírito público dos profissionais da Secretaria do Meio Ambiente e são fruto de uma gestão eficiente, que pela primeira vez atua efetivamente em favor do meio ambiente”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo do Ministério Público, Alberto Vellozo Machado.

Artur Hugen, com AENPr/Foto: Sema/Divulgação