Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Mais de 1.600 visitantes conheceram as belezas do Parque Natural de Lages em 2018

Tamanho da letra A+ A-
O expediente administrativo do Parnamul durante o mês de janeiro de 2019 consistirá de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e durante o recesso de final de ano acontecerá em escalas de plantão

Este ano de 2018 foi especial para o Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul). Até o dia 16 de dezembro, esta Unidade de Conservação recebeu a visita de 1.686 alunos de escolas, acadêmicos e turistas. Este número refere-se apenas a pessoas que agendaram suas visitas, sem contar os visitantes que vão ao parque passear, aproveitar e explorar o conhecimento da fauna e flora do Parque Natural de Lages aos finais de semana e feriados.

Entre as atividades desenvolvidas no Parque ao longo deste ano estão trilhas ecológicas, Semana da Árvore, palestras, oficinas, curso de formação de Guardas Mirins e reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Em março, o Parnamul foi contemplado pelo Ministério do Meio Ambiente e recebeu a Sala Verde, que desenvolve atividades de Educação Ambiental, envolvendo escolas e comunidade.

A Unidade de Conservação recebeu, também, melhorias físicas, como pintura, mobiliário novo, equipamentos e sistema de alarme com monitoramento por câmeras, instaladas na sede, localizada no bairro São Paulo. Estas benfeitorias, além de outras, previstas para o início de 2019, estão sendo custeadas pelo Fundo de Meio Ambiente e por uma compensação ambiental da empresa Púlpito Energia Eólica.

O projeto de aperfeiçoamento do espaço e de Educação Ambiental foi enviado para o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e aprovado em 2017, e neste ano iniciou-se a execução dos trabalhos, em que foi executado o projeto Guarda Mirim do Parque, e logo se iniciam as obras no entorno da sede e melhoria de acesso a duas trilhas, de acordo com a gerente de Educação Ambiental, bióloga Michelle Pelozato.

O Parque Natural possui sete trilhas e está aberto ao público de segunda a segunda. Caso haja interesse em acompanhamento por um guia, deverá ser agendado por telefone: (49) 3223-8716. Deve-se, ainda, observar no mural fixado à sede do Parque, quais as trilhas abertas no momento para visitação, e os cuidados que devem ser tomados antes de seu início.

O expediente administrativo do Parnamul durante o mês de janeiro de 2019 consistirá de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e durante o recesso de final de ano acontecerá em escalas de plantão. No site www.parquenaturaldelages.com.br e na fanpage no Facebook podem ser consultadas as atividades desenvolvidas, além de dicas e notícias. Visite e fique por dentro!

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Fotos: João José Theodoro da Costa Neto/Divulgação