Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

A Rota Caminha da Neve “sem pai nem mãe” conta apenas com a boa vontade dos moradores da região

Tamanho da letra A+ A-
Jaziel De Aguiar Periera, coordenador do Grupo "Rota Caminhos da Neve!

Produtores rurais e seus empregados estão fazendo a popssivel para manter o trânsito entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a BR-285 e a SC 114, do outro lado do Rio Pelotas. Sem apoio dos governos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que “lavarem as mãos”.

Ambos os municípios Bom Jesus e São Joaquim não dão a mínima para os moradores que vivem ao longo da Rodovia. São os próprios produtores rurais e empregados que tapam os buracos, verdadeiras crateras, que surgem com o transito pesado dos caminhões que transportam produtos, como maçãs e madeiras entre um estado e outro. O coordenador do grupo Rota Caminhos da Neve Jaziel De Aguiar Oliveira publicou nota de esclarecimento para os moradores da região. Leia abaixo?

NOTA DE ESCLARECIMENTO*

O que precisa ainda ser feito para o Dnit assuma a responsabilidade pela Rota Caminhos da Neve?

Em SC o Deinfra de SC precisa doar a documentação da SC-114 para o Dnit, como é o caso do Projeto Executivo do trecho que ja tem o desenho até a Ponte das Goiabeiras. Até que isso se concretize lideranças locais é que precisam pressionar o Deinfra SC para que patrolar e consertar parte da ponte das goiabeiras que com as chuvas da época de verão são arrastadas aos pedaços pelo  forte correnteza.

No Rio Grande do Sul, o Daer precisa pagar a última parcela e doar o Estudo Ambiental e Econômico para o Dnit e também o Estudo de Traçados de 1997; a Topografia de 1996 e o Levantamento Aerofotogramétrico.

O Governo do RS nunca assumiu a responsabilidade que foi acordada em Ata em 1998 entre os dois estados. Ficou de licitar o projeto de engenharia, parou no tempo e apenas recentemente que retomou o assunto licitando o Estudo Ambiental que passou ser exigência obrigatória do Tribunal de Contas. Até que isso ocorra, as lideranças locais que precisam continuar solicitando que a Prefeitura de Bom Jesus precisa, no mínimo patrolar, o trecho gaúcho até a integração com a Ponte das Goiabeiras onde conecta-se a SC-114.

Lamentável...São décadas de descaso de todos os governos que já passaram suas gestões...E tudo guardado nas gavetas da burocracia e nos interesses por trás de todo esse atraso.

A turma dos pedágios da BR282 e BR470 deram nó cego no Senado durante 475 dias isso nos prejudicou a toda uma região. E o atraso do Governo do RS também em fazer alguma coisa também deixa a população de a sua própria sorte. Some-se a o não cumprimento do Contrato do Exército que executa a obra.

Isso é só para dizer o mínimo, porque os governos estaduais j[á assumiram e até agora nenhuma providência foi tomada. Mas a luta continua e dentro em breve estaremos pedindo agilidade das autoridades que que façam o prometido.

Jaziel De Aguiar Oliveira Coordenador do Grupo Rota Caminhos da Neve