Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Campanha alerta para conservação marinha

Tamanho da letra A+ A-
Barcos de turistas nos recifes da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

Nestes dias de verão, e agora com a proximidade do carnaval, nada melhor do que viajar para algumas das muitas praias paradisíacas do país. Opções é o que não falta. Tem desde ilhas que oferecem ambiente selvagem a cidades litorâneas onde o turista pode desfrutar do contato com a natureza e, ao mesmo tempo, curtir o agito de espaços urbanos.

Mas, além de se divertir, é fundamental que os banhistas zelem pela conservação dos ambientes marinhos, adotando práticas conscientes, como não jogar lixo na areia ou no mar, preservar a vegetação de restinga, respeitar as proibições de trânsito com veículos automotores e embarcações.

É preciso, ainda, ter um cuidado todo especial com um dos principais atributos marinhos: os recifes de coral, um ecossistema muito sensível e rico em biodiversidade, que costuma atrair a atenção das pessoas pela sua beleza natural.

Boa parte dos recifes estão em unidades de conservação marinhas, como a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, entre Alagoas e Pernambuco, e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral entre a Bahia e o Espírito Santo. Outros ficam em regiões ainda não protegidas oficialmente pelo governo.

Num ou noutro local, no entanto, os banhistas, ao entrarem em ambientes sensíveis como os recifais, devem agir de forma cuidadosa e consciente sobre a importância e necessidade de preservação desses ecossistemas marinhos.

Com o objetivo de orientar as pessoas que devem viajar para o litoral durante o período de carnaval, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) retoma a campanha de incentivo a práticas responsáveis em atividades recreativas e de lazer nas praias. 


Em execução desde o início do verão, em dezembro, a campanha é uma cooperação entre o MMA, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o fundo alemão GIZ, em parceria com o projeto Terra Mar.

Com materiais de divulgação, como cartaz, folder e manual de informações sobre as praias e os recifes de coral, a campanha pode ser adotada por órgãos ou instituições públicas ou privadas. Para isso, os interessados podem baixar todo o material no hot site do MMA, clicando aqui

Artur Hugen, com Ascom MMA/Foto: Projeto Toyota/APACC/Divulgação