Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Mês a Mês na História aborda as dimensões do feminino

Tamanho da letra A+ A-
Mulheres imigrantes trabalhando em engenho para produção de aguardente, movido por força d'água em Kronenthál, hoje Vale Real

Segue até dia 31, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, a mostra de março do projeto Mês a Mês na História. A exposição propõe uma discussão sobre o papel da mulher em diferentes contextos históricos, dialogando com períodos traumáticos como a ditadura militar e a escravidão, além de exclusões da Doutrina Positivista e os conflitos por terras indígenas ou por credo religioso. Ainda apresenta outros locais de inserção da mulher, como a poesia, a escola e o cotidiano. A entrada é franca.

O primeiro eixo da mostra cria um diálogo via fontes primárias entre mulheres, liberdade, justiça e direitos; a segunda abordagem discute sociedade, cotidiano e expressão. A exposição traz também um livro de recortes de Maria Kruel, destacando produções de mulheres como Cecília Meireles, celebrando o Dia da Poesia e a expressividade poética.

O público pode conferir ainda fotografias e cartões-postais com imagens femininas que expressam os padrões de beleza no final do século 19 e início do século 20, além do cotidiano de mulheres em diferentes espaços da sociedade. Celebrando o Dia da Escola, também em março, estão expostos documentos sobre mulheres dentro da sala de aula – professoras e alunas.

A elaboração dos textos, a pesquisa e a seleção de documentos foram feitos por parte da equipe do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul: a historiógrafa Rejane Penna, a arquivista Vivian Eiko Fujisawa e os acadêmicos de História Alan Ricardo Pereira e Carlos Eduardo Pereira.

O Mês a Mês na História

O projeto é idealizado e realizado pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul da Secretaria da Cultura. A proposta busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias com a exposição de documentos originais do acervo da instituição, relacionados a contextos e assuntos de interesse da comunidade, que revelam um conhecimento inestimável sobre a História do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna esse acervo invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Acervo AHRS

Mês a Mês na História – edição de março

Quando: de 9 a 31 deste mês, no primeiro andar do Memorial do RS

Onde: Rua Sete de Setembro, 1.020 – Centro Histórico de Porto Alegre

Entrada franca.