Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Pepe Vargas: condenação de Lula, sem provas deve ser revertida em segunda instância

Tamanho da letra A+ A-
Pepe criticou a sentença proferida pelo juiz federal de primeira instância, Sérgio Moro, que condenou sem provas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados para criticar a sentença proferida pelo juiz federal de primeira instância, Sérgio Moro, que condenou sem provas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão em regime fechado em processo referente ao apartamento tríplex no Guarujá (SP).

Pepe defendeu a responsabilização de quem cometer crimes e disse que as provas devem valer para todo mundo, mas advertiu que no caso do ex-presidente Lula, a condenação foi feita sem provas.

“A única coisa apresentada nos autos do processo é a palavra de um criminoso que diz que o apartamento é de Lula, embora esteja escriturado em nome da OAS, embora a OAS tenha dado o apartamento em garantia numa operação de debêntures junto à Caixa Federal e está, portanto, penhorado junto à Caixa.

Não tenho dúvida de que no recurso junto ao TRF, Lula será absolvido assim como o foi o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por ausência de provas, na medida em que a única delas era a palavra de um criminoso, para reduzir a pena atribui crimes a outrem”, argumentou

Pepe observou ainda que somente a palavra de um delator não constitui prova, por isso a decisão do juiz Moro é parcial. “Há que ter materialidade e não há. A única intenção do juiz Sérgio Moro é interditar a candidatura de Lula, se assim ele desejar em 2018”.

Artur Hugen, com informações do AI Claiton Stumpf/Foto: Gustavo Bezzerra.