Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Turista esperou e a neve chegou no sul do Brasil, trazendo muito friiiiio!

Tamanho da letra A+ A-
Veja galeria de fotos do friiiiio abaixo da matéria

A recém-chegada massa de ar polar colocou os termômetros para baixo de 0° nos três Estados da região. O frio intenso, com neve e geada chegaram nas localidades mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Turistas e moradores fizeram a festa, e não perderam tempo para registrar a tão esperada neve, que também chegou a diversas localidades do sul do Brasil.

Paraná

Em todo o Paraná, desde a madrugada, o dia já tem sido muito frio. Em algumas regiões, inclusive em Curitiba, houve registro de chuva congelada. A menor temperatura foi registrada em Inácio Martins, no centro-sul, de -4°C. Em Curitiba, a menor temperatura foi de 1°C e vai ser o dia mais gelado do ano.

Apesar de remota, até a previsão de neve se confirmou. Na cidade de Palmas, na região sul, os moradores registraram a queda de flocos de gelo na noite de segunda-feira. Em Palmas começou a nevar por volta das 21h15.

De acordo com o Simepar, por volta das 22 horas, a temperatura na cidade era de 0,4ºC, mas a sensação térmica de -6,2ºC. Nas cidades de General Carneiro e Guarapuava, também houve registro de temperaturas negativas, com termômetros marcando -3ºC nesta manhã.

Santa Catarina

Santa Catarina registrou a madrugada e o amanhecer mais frio do ano nesta terça-feira, 18, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo. A menor temperatura foi registrada no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, com -7,4°C, seguida do Morro das Antenas, em Urupema, com -6,7°C. Com o frio intenso e os ventos entre 30km/h e 40km/h, a sensação térmica nos dois locais chegou a -27°C.

Em São Joaquim, a mínima foi de -5.2°C, e em Água Doce, -4,3°C. “Em quase todas as regiões, os termômetros marcaram temperaturas negativas, com exceção de Florianópolis, que teve 4ºC e no litoral, onde as temperaturas ficaram entre 1°C e 8°C”. Em Criciúma, os termômetros marcaram 1,3°C, e em Laguna, a mínima foi de 8,1ºC, a mais elevada do estado.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre as temperaturas se mantém muito baixas. Em São José dos Ausentes os termômetros registraram – 4ºC. Em Gramado, a sensação térmica também está neste parâmetro.

Durante o dia, predomina o céu claro com poucas nuvens ao longo do período. A massa polar promete que ainda poderá haver neve fraca e isolada nesta madrugada de quarta-feira, no topo das Serras Gaúcha-Catarinense.

Texto: Artur Hugen – Fotos: Mycchel Hudsson/Jaime Tavares/Divulgação