Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cinco jogos da Copa América empolgam turismo de Porto Alegre

Tamanho da letra A+ A-
Usina no Gasômetro, um dos símbolos da capital gaúcha

Porto Alegre  espera uma invasão de turistas argentinos e uruguaios durante a Copa América, quando a cidade vai sediar jogos com a participação das seleções dos dois países vizinhos do Rio Grande do Sul. Além de ser a principal capital da Região Sul do Brasil, Porto Alegre é a mais próxima de Buenos Aires e Montevidéu entre as cinco cidades brasileiras que vão receber jogos da competição. A Arena Grêmio, com capacidade para 55 mil torcedores, será o estádio da competição em Porto Alegre.

O Centro Histórico de Porto Alegre pode ser percorrido a pé ou no ônibus da Linha Turismo, com o serviço hop on/hop off, no qual o turista sobe e desce do veículo para visitar os pontos turísticos ao longo do trajeto. As praças da Alfândega e da Matriz concentram os principais atrativos históricos e culturais da região central, como o Palácio Piratini, sede do poder Executivo; o Farroupilha, onde funciona a Assembleia Legislativa; a Catedral Metropolitana; e o Teatro São Pedro. Outros pontos indicados para os turistas são o Mercado Público, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul e a Rua da Praia, repleta de lojas.

Ao longo do rio Guaíba, que banha Porto Alegre, o visitante pode apreciar o pôr do sol, conhecer centros culturais, como a Usina do Gasômetro, passear de barco ou caminhar nas áreas de lazer localizados nas margens do rio. Entre os parques da capital, o Redenção, ou Farroupilha, é o mais frequentado. Entre as tradições locais, apreciar o churrasco e as rodas de chimarrão são hábitos típicos do povo gaúcho que o visitante poderá vivenciar em sua experiência como torcedor e turista. VEJA TAMBÉM: FOTOS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DA CIDADE/Banco de Imagens MTur Destinos

Apesar das tradições regionais enraizadas, Porto Alegre é uma cidade de múltiplas faces culturas e raciais com forte contribuição dos imigrantes, principalmente alemães e italianos. A visita aos atrativos deverá repetir o sucesso de público da Copa do Mundo da FIFA, em 2014, quando os turistas lotaram os hotéis e restaurantes da cidade. Além de atender a demanda dos visitantes em grandes eventos, o turismo de Porto Alegre vem se fortalecendo como fonte de desenvolvimento da capital gaúcha, promovendo o destino e movimentando a economia local.

Serra Gaúcha

Seguir viagem para a Serra Gaúcha faz parte do roteiro de quem visita Porto Alegre. É a região do Rio Grande do Sul mais procurada pelos turistas brasileiros, estrangeiros e pelos próprios gaúchos. As vizinhas Gramado e Canela se completam pelo charme do casario, as tradições europeias, as casas de chocolate e suas catedrais de pedra, além da Cascata do Caracol e grandes eventos como o Natal Luz e o Natal dos Sonhos. Bento Gonçalves e Garibaldi estão entre os destinos de enoturismo, onde a produção de vinhos e espumante se harmoniza com a alta gastronomia. O Trem do Vinho, ligando as duas cidades, é a síntese dessa cultura que faz da Serra Gaúcha um destino turístico completo, desde uma viagem romântica a um passeio histórico, ou um programa gastronômico. Aos turistas mais aventureiros não faltam atrações como esportes radicais e atrativos de natureza, como os grandes cânions de Cambará do Sul.

 

Veja a tabela da jogos na Arena do Gremio, em Porto Alegre:

15/6 – 16h – Venezuela x Peru - (Grupo A)

20/6 – 20h – Uruguai x Japão - (Grupo C)

23/6 – 16h – Catar x Argentina - (Grupo B)

27/6 – 21h30 – Quartas de Final

3/7 – 21h30 – Semifinal

 

Copa América no Rio de Janeiro!

A segunda cidade brasileira, com mais de 6 milhões de habitantes, preserva monumentos e atrativos de períodos distintos da colônia, do império e da república, quando foi capital de 1764 a 1960, até ser substituída por Brasília. Entre tantas opções, a cidade do Rio de Janeiro conta com 231 bens tombados pelo excepcional valor histórico, cultural e paisagístico.

O Maracanã, onde será realizada a partida final da Copa América, destaca-se pela magnitude, arquitetura e história. O estádio já sediou duas copas do mundo e uma olimpíada. De tão simbólico para o esporte mundial, o local é chamado de “templo sagrado” do futebol e fica aberto ao turista durante o ano inteiro. 

VEJA TAMBÉM: FOTOS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DA CIDADE/Banco de Imagens MTur Destinos

Mundialmente conhecida por sua excepcional interação entre arquitetura, cultura e natureza, as “Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar” foram reconhecidas pela Unesco como patrimônio da humanidade. Integram o conjunto de paisagens, dois dos atrativos de fama internacional do Rio de Janeiro: o Cristo Redentor, no Pico do Corcovado; e o Bondinho que liga o monumento natural formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar. A cidade ainda é conhecida pelo seu Carnaval e a celebração do Ano Novo, duas festas populares marcadas pela alegria contagiante do carioca.

As praias do Rio de Janeiro, notadamente Copacabana e Ipanema, dão ao visitante a oportunidade de interagir com a população e vivenciar o jeito de ser do carioca. Assim como nas ruas e nas praias, as áreas verdes como o Parque Nacional da Tijuca (maior floresta urbana do mundo), o Jardim Botânico, o Aterro do Flamengo e até cachoeiras, levam o turista a experimentar a sensação de quem vive na “Cidade Maravilhosa”. A lagoa Rodrigo de Freitas, a Enseada de Botafogo e a Baia da Guanabara com suas ilhas completam o cenário exuberante entrecortado pela paisagem urbana.

Em um passeio a pé pelo Centro Histórico é possível conhecer os Arcos da Lapa, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Paço Imperial, a Catedral de São Sebastião, a Igreja da Candelária, o Mosteiro de São Bento e o Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, que contempla atrativos modernos como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Aquário Marinho ÁquaRio. Na zona portuária também fica o antigo Cais do Valongo, onde funcionou um porto de escravos.

Serra e Mar 

Montanhas, florestas, praias, lagoas e cidades históricas também marcam o entorno da Cidade do Rio de Janeiro. Na região metropolitana ficam Niterói e Petrópolis. A primeira, na praia, abriga o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A segunda, na Serra do Mar, tem o palácio de verão da família real, hoje Museu Imperial de Petrópolis, além do Parque Nacional da Serra dos Órgão. Já a região dos lagos tem ares de paraíso tropical e é formada por destinos consagrados como Armação de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema. Ao sul do Rio de Janeiro ficam Angra dos Reis, Ilha Grande e a histórica Paraty, já na divisa dos estados do Rio e São Paulo.

Veja a tabela de jogos no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro

16/6 - 16h - Paraguai x Catar (Grupo B)

18/6 - 18h30 - Bolívia x Peru (Grupo A)

24/6 - 20h - Chile x Uruguai (Grupo C)

28/6 – 20h - 2º A x 2º B, quartas de final

7/6 - 16h - Final da Copa América 2019

Por Geraldo Gurgel/Edição Vanessa Sampaio/Foto: Bruna Prado/MTur