Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Festas de outubro garantem diversão para turistas e moradores em Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no mais animado destino turístico do Brasil

No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no mais animado destino turístico do Brasil. Em diferentes cidades do Estado são realizadas festas típicas nas quais as danças, as músicas, as comidas típicas e o chope mantêm vivas as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias que formaram a cultura do povo catarinense.

A maior de todas as festas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa alemã estava consolidada e, a partir de 1987, ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil.

O sucesso da festança em Blumenau foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas e que, pela organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro circuito das Festas de Outubro em Santa Catarina.

O circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina reúne, atualmente, dez festejos culturais consolidados, espalhados por várias regiões turísticas. Além da Oktoberfest de Blumenau, também há a Oktober de Itapiranga, município próximo da fronteira com a Argentina. Entre outras festividades que integram o mês estão: a Fenarreco, em Brusque e a Festa do Imigrante, em Timbó.

Na região Costa Verde & Mar é realizada a Marejada, em Itajaí. Joinville realiza a sua Bierville. Enquanto que, no Vale dos Imigrantes, meio-oeste do Estado, acontece a Tirolerfest, em Treze Tílias. Cunha Porã é sede da Kerbfest. Na região dos Encantos do Sul, festeja-se a Heimatfest, em Forquilhinha e a Festa do Produto Colonial, em São Martinho.


Os festejos atraem públicos de diferentes gerações reunindo toda a família. São jovens, adultos, crianças e idosos que se divertem com as músicas, as danças, os pratos típicos e as tradições dos antepassados que emigraram para as terras catarinenses.

Fonte: Agência São Joaquim ONline/Fotos: Divulgação