Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sociedade contribui para o equilíbrio das contas públicas do Paraná

Tamanho da letra A+ A-
Encontro para a entrega do Prêmio Personalidade Aecic, em Curitiba

O governador Beto Richa afirmou nesta segunda-feira (31), durante o encontro para a entrega do Prêmio Personalidade Aecic, em Curitiba, que o setor produtivo e toda a sociedade paranaense contribuíram para que o Paraná se tornasse, hoje, um dos poucos estados do Brasil com equilíbrio das contas públicas e uma boa gestão fiscal. “Com o esforço da sociedade, as medidas adotadas pelo Governo do Estado para proteger o Paraná dos efeitos da crise nacional trouxeram bons resultados”, afirmou o governador.

Promovido pela Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), o encontro reuniu empresários e lideranças da indústria e outros segmentos da economia. Richa destacou alguns resultados alcançados pelo programa de atração de investimentos, pelo equilíbrio nas contas públicas e pelo desempenho do setor produtivo. No primeiro trimestre deste ano, o Paraná gerou 23 mil empregos diretos. O PIB do Estado no período cresceu 2,5%, diante de uma retração de 0,4% no PIB nacional.

“Procuramos governar o Estado como os empresários administram suas empresas, cortando os gastos e despesas e aumentando os investimentos”, afirmou Richa. “Nossa política de ajuste permite que o Paraná se destaque no cenário nacional, enquanto as maiores economias brasileiras estão com dificuldade para pagar seus funcionários”, disse.

EXCEÇÃO – Promovido pela Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, desde 1978, o prêmio Personalidade Aecic é concedido a pessoas que contribuam com o desenvolvimento da economia e da sociedade do Paraná. Nesta edição, foram homenageados os empresários curitibanos Aníbal Tacla e Ricardo Tacla.

No encontro, que reuniu empresários e lideranças do setor produtivo paranaense. o presidente da Aecic, Nelson Hübner, reconheceu os resultados do ajuste do governo para a segurança do setor produtivo. “A crise está presente no Brasil todo, mas o Paraná é uma exceção, porque o governo tem tomado a frente”, disse. “Um exemplo foi o Refis estadual, um grande alívio às empresas, que puderam colocar em dia e agora seguem em frente”, citou.

Para Aníbal Tacla, a situação diferenciada do Paraná é um incentivo para que as empresas da família ampliem seus investimentos. “O Paraná é uma exceção no Brasil. Isso dá uma tranquilidade porque o Estado continuará funcionando com segurança”, destacou o empresário.

PERDÃO DA DÍVIDA – O governador enfatizou a contribuição que as empresas da Cidade Industrial de Curitiba deram ao desenvolvimento da capital e do Paraná. Ele citou o perdão da dívida R$ 1 bilhão da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S/A, antiga CIC), pelo Governo do Estado.

“A questão foi definitivamente encerrada neste mês, quando sancionamos lei que determina a extinção de uma pendência de R$ 70 milhões em tributos federais. As contribuições da CIC, na geração de empregos e de impostos, foram muito superiores a essa dívida”, ressaltou.

HOMENAGEADOS – A família Tacla é uma das mais tradicionais de Curitiba, com empreendimentos no comércio, indústria e gestão de negócios. Os irmãos Ricardo e Aníbal Tacla são filhos de Mounif Tacla, imigrante sírio que se radicou em Curitiba no início dos anos 1930 e iniciou seus negócios com a Tecelagem Imperial, no Centro de Curitiba.

Nos últimos anos os irmãos Tacla se destacaram na gestão de shoppings centers. Hoje o grupo administra shoppings em Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Itajaí (SC) e Sorocaba (SP) e planeja investir em Umuarama e Campo Largo.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel; o diretor administrativo da agência paranaense do BRDE, Orlando Pessuti; os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; da Fiep, Edson Campagnolo; da Fecomércio, Darci Piana; da Faep, Ágide Meneguete; e da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara.

Artur Hugen, com informações e imagens do GPR