Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Representantes do setor vitivinícola se reúnem com presidente Bolsonaro em Bento Gonçalves

Tamanho da letra A+ A-
Encontro, articulado pelo presidente da Frente Parlamentar Nacional em defesa do setor vitivinícola, deputado Afonso Hamm, grupo demonstrou preocupação em relações comerciais do setor a partir da aprovação do acordo entre Mercosul e a União Europeia

Representantes de produtores rurais de uvas, cooperativas e indústrias que produzem sucos e vinhos estiveram reunidos com o presidente Bolsonaro, na última semana (5), durante a Cúpula dos líderes do Mercosul, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Durante o encontro, articulado pelo presidente da Frente Parlamentar Nacional em defesa do setor vitivinícola, deputado federal Afonso Hamm, o grupo demonstrou preocupação com as relações comerciais do setor a partir da aprovação do acordo entre Mercosul e a União Europeia.

Na ocasião, o grupo ressaltou que o acerto pode fazer com que o mercado interno seja reduzido para os produtos brasileiros com a entrada de vinho europeu a preço 30% mais baixo, e reivindicou compensações e apoio na questão dos subsídios, desde financiamentos, até seguros agrícolas.

Segundo com o governo federal está sendo firmado um acordo de cooperação entre União, por República, do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o setor vitivinícola. O compromisso prevê edição de uma medida provisória ou projeto de lei de isenção de IPI para vinhos e espumantes. Os recursos oriundos do benefício têm por objetivo a geração de investimentos através do fundo nacional direcionado ao desenvolvimento do setor.

Participaram do encontro com o presidente o presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, o presidente da Uvibra, Deunir Argenta, o presidente do Sindivinho-RS, Benildo Perini, e tesoureiro do Sindivinho-RS, Júlio Fante, e o presidente do Ibravin, Oscar Ló.

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Afonso Hamm