Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

DESTAQUES DA MANHÃ: Mercados começam em baixa mesmo com números chineses; Maia disse, no evento Expert, que não vai ter aumento de imposto algum

Tamanho da letra A+ A-
Nada de impostos novos( Foto: Política Real)

(Brasília-DF, 16/07/2020)  O Bancada Sulista, publica informações que o parceiro Política Real vem publicando a alguns dias, os destaques da manhã vistos pelo chamado Mercado. As informações são da XP Política e da XP Investimentos. Hoje, 16, os mercados mundiais começam em baixa mesmo com números bons que vem da China.

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, disse  ontem, 15, no evento virtual Expert que não vai ter aumento de imposto algum, após Guedes falar em nova CPMF travestida de imposto sobre serviços digitais.  Veja algumas frases:

"Não acho nada provável que a Câmara vá aprovar nenhum aumento de imposto; nem sobre serviços digitais, nem CPMF, nem em nenhuma forma”.

Ele, também, defendeu a manutenção do teto dos gastos mesmo diante de pressões para que se flexibilize esse limite para enfrentar a pandemia.

No painel sobre gestão de crises, Carlos Brito, CEO da AB Inbev, reforçou:

"Continuamos muito otimistas com o Brasil, como sempre fomos. Hoje somos globais, e nosso principal produto sempre foi o talento brasileiro.”

Mercados em baixa às 5:40 Brasília: S&P500 -0.83%, Dow Jones -0.87%, Nasdaq -1.42% e Europa (FTSE) -0.85%.

A China informou que o PIB do país cresceu 3,2% no segundo trimestre deste ano, comparado a um ano atrás - superando as expectativas dos analistas (2,5%) se recuperando da contração do primeiro trimestre.

A Grã-Bretanha disse na quinta-feira que tentaria levantar US$ 138 BI no mercado de títulos entre setembro e novembro, elevando a emissão total financeiro para um recorde de 385 bilhões de libras.

Os investidores vão monitorar outro lote de resultados corporativos na quinta-feira, incluindo o Bank of America e o Morgan Stanley. 

O número de vendas no varejo em junho também será divulgado na quinta-feira. Economistas consultados pela Dow Jones esperando +5,2%. O aumento de 17,7% de maio ultrapassou as estimativas e foi a maior leitura já registrada.

Mais informações

Sem acordo com o Senado para retomar a comissão mista sobre reforma tributária, a Câmara dos Deputados reabre hoje a comissão especial da Casa que discute a PEC 45. Davi Alcolumbre, contrariado, disse que o Senado não votará uma PEC da Câmara se não tiver sido inserido nas discussões.

O governo quer apresentar até amanhã a primeira fase de sua proposta sobre o tema  -- apenas com unificação de PIS e Cofins, sem a nova contribuição sobre pagamentos.

A notícia, apurada pelo Estadão junto ao Ministério da Economia, corresponde ao que tem sido informado pelo governo a líderes do centrão, segundo conversas que tivemos ontem, mas salientamos que esta não é a primeira data marcada pelo governo para apresentar o texto. E ainda há necessidade de ajuste político para que ela tramite em conjunto com a PEC conduzida por Rodrigo Maia na Câmara.

O dia não foi fácil para Alcolumbre. O governo contrariou acordo feito com o Senado e, ao sancionar o PL do marco regulatório do saneamento, não vetou um dos trechos combinados e vetou outro que não estava previsto , o que provocou reação. Ele prometeu derrubar o veto no plenário -- mas não há o que fazer quanto ao trecho que não foi vetado, que desobrigava o aval de municípios para a venda de estatais.

Com esse ambiente, crescem as expectativas sobre a decisão do Congresso em relação a outros vetos do presidente -- o que impediu a extensão da prorrogação da folha de pagamentos é um deles (https://bit.ly/2C79qXL). Há pressão para que Davi Alcolumbre convoque sessão para a próxima semana. Ele chegou a convocá-la para hoje, mas sem o veto das desonerações na pauta nem certeza de que conseguiria realizá-la. A sessão acabou de fato cancelada.

Mas, mesmo nesse clima, os senadores aprovaram ontem a medida provisória de socorro ao setor aéreo

Curtas: Alexandre de Moraes autorizou acesso da PF à investigação do Facebook sobre perfis ligados ao entorno presidencial (https://bit.ly/3fB7t46); e Bolsonaro testa positivo em novo exame de coronavírus, e mantém isolamento

Internacional

Covid-19: Segundo a OMS, são 13.150.645 casos confirmados e 574.464 óbitos.

Os EUA devem impor restrições de visto para funcionários da Huawei em conexão a violações aos direitos humanos cometidos contra minorias.

Na disputa eleitoral, Donald Trump demitiu seu chefe de campanha, Brad Parscale, após resultados negativos .

Hoje é o 563° dia do governo Jair Bolsonaro.

Hoje é o 116° dia da pandemia de Covid-19.

Faltam 122 dias para as eleições municipais.

Faltam 113 dias para as eleições nos EUA.

 

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)