Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

ENFRENTANDO A CRISE: Governadores do país pedem que Bolsonaro providencie a “imediata adoção de providências necessárias” para o país vacinar em massa a sua população

Tamanho da letra A+ A-
Vacinação em massa? ( foto: Ag. Brasil)

(Brasília-DF, 04/03/2021) Um grupo de 14 dos 27 governadores do país pediram nesta quinta-feira, 04, ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que ele providencie de maneira “imediata [a] adoção de providências necessárias” para o país conseguir vacinar em massa a sua população nos próximos meses e, assim, conseguir fazer frente a pandemia do novo coronavírus (covid-19), que já matou mais de 259 mil brasileiros.

 

Assinada por gestores de todas as regiões do Brasil, os governadores afirmam que apesar de “todos os seus esforços”, os seus respectivos estados “estão no limite de suas forças e possibilidades”. Segundo eles, foram abertas milhares de novos leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais, mas com parte da população desrespeitando as orientações sanitárias de distanciamento e isolamento social, fica impossível do sistema de saúde dar conta de tamanha demanda por novas internações causadas pela doença que afeta o pleno funcionamento dos pulmões.

 

“Esse conjunto de ações, ainda que indispensável, demonstra estar próximo do exaurimento. Ninguém discorda de que, nas próximas semanas, talvez meses, a pandemia seguirá ceifando vidas, ameaçando, desafiando e entristecendo todos nós. Nesse contexto, a vacinação em massa, com a maior brevidade possível, é a alternativa que se afigura como a mais recomendável, e, provavelmente, a única capaz de deter a pandemia, permitindo que o Brasil, seus Estados e Municípios, aos poucos, possa retornar à normalidade, com as devidas medidas sanitárias e econômicas”, apontam os governadores na missiva aberta endereçada a Bolsonaro.

 

A carta é assinada pelos seguintes governadores: Renan Filho (MDB), de Alagoas; Waldez Góes (PDT), do Amapá; Rui Costa (PT), da Bahia; Camilo Santana (PT), do Ceará; Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; Mauro Mendes (DEM), de Mato Grosso; Hélder Barbalho (MDB), do Pará; João Azêvedo (Cidadania), da Paraíba; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Wellington Dias (PT), do Piauí; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; e Belivado Chagas (PSD), de Sergipe.

 

 

Veja a íntegra da carta:

 

CARTA AO PRESIDENTE DA REPU?BLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Os Governadores dos Estados abaixo assinados solicitam ao Presidente da Repu?blica Federativa do Brasil imediata adoc?a?o das provide?ncias necessa?rias a fim de viabilizar a obtenc?a?o – junto a entidades estrangeiras e organismos internacionais – de novas doses de imunizantes contra a Covid- 19, de modo a auxiliar no controle do aumento exponencial dos casos de infecc?a?o e do nu?mero de o?bitos pelo coronavi?rus, conforme observado nos u?ltimos dias em todo o territo?rio nacional.

Os Entes Federados te?m envidado todos os seus esforc?os, mas esta?o no limite de suas forc?as e possibilidades. Nos u?ltimos meses, instalaram milhares de novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva, contrataram profissionais de sau?de de diversas a?reas e viabilizaram a compra de equipamentos, ale?m de investirem em medidas como o distanciamento social e a orientac?a?o da populac?a?o por meio de estrate?gias claras de comunicac?a?o. Esse conjunto de ac?o?es, ainda que indispensa?vel, demonstra estar pro?ximo do exaurimento. Ningue?m discorda de que, nas pro?ximas semanas, talvez meses, a pandemia seguira? ceifando vidas, ameac?ando, desafiando e entristecendo todos no?s.

Nesse contexto, a vacinac?a?o em massa, com a maior brevidade possi?vel, e? a alternativa que se afigura como a mais recomenda?vel, e, provavelmente, a u?nica capaz de deter a pandemia, permitindo que o Brasil, seus Estados e Munici?pios, aos poucos, possa retornar a? normalidade, com as devidas medidas sanita?rias e econo?micas.

Reconhecemos que, neste grave momento, ha? no mundo uma extraordina?ria procura por vacinas, junto a diferentes fornecedores. Acompanhamos o anu?ncio de novas aquisic?o?es pelo Ministe?rio da Sau?de, mas tambe?m percebemos que e? preciso agilizar mecanismos de compra, explorar e concretizar todos os meios de aquisic?a?o disponi?veis, para vacinar, no menor espac?o de tempo possi?vel, a maior quantidade de brasileiros. Se na?o tivermos pressa, o futuro na?o nos julgara? com benevole?ncia. Por isso, pedimos ao Governo Federal, especialmente por meio dos Ministe?rios da Sau?de e das Relac?o?es Exteriores, esforc?o ainda maior para obter, em curto prazo, nu?mero consideravelmente superior de doses. Caso seja possi?vel, sugerimos tambe?m o requerimento de apoio e intermediac?a?o da Organizac?a?o Mundial da Sau?de.

Neste momento, ha? novas, reais e importantes justificativas para que o Brasil obtenha, com celeridade, novas remessas de imunizantes, a principal delas e? a chegada e a ra?pida disseminac?a?o, ja? no esta?gio de transmissa?o comunita?ria, da nova variante P1, que tem se revelado ainda mais letal, prejudicando os esforc?os para proteger a vida de nossas cidada?s e cidada?os, bem como de suas fami?lias. O mundo acompanha com preocupac?a?o o ra?pido avanc?o do conta?gio por essa variante no Brasil, o que torna o bloqueio da disseminac?a?o desse tipo de vi?rus mate?ria de interesse de diversas nac?o?es, inclusive porque outras variantes podem dela advir.

O percentual de vacinas aplicado no Brasil, a despeito do empenho de Governadores, Prefeitos e profissionais da sau?de em todo o Pai?s, ainda e? muito baixo e, no ritmo atual, infelizmente, atravessaremos o ano lamentando a irrepara?vel perda de vidas, ale?m da baixa expectativa de imunizar efetivamente todos os grupos priorita?rios. Os exemplos cada vez mais bem-sucedidos de pai?ses que esta?o contendo a pandemia por meio da vacinac?a?o, combinada com outras pra?ticas de prevenc?a?o e higiene, na?o remete a outro caminho que na?o seja o esforc?o poli?tico e diploma?tico de todos – liderado no plano das relac?o?es internacionais pelo Governo brasileiro – a fim de garantir, desde logo, novos carregamentos de vacinas.

Esses imunizantes sa?o hoje para o Brasil e para os brasileiros muito mais do que uma alternativa ou medicamento: representam a pro?pria esperanc?a da populac?a?o e, nesse sentido, nenhum governante pode correr o risco de na?o esgotar todas as possibilidades ou de procrastinar ac?o?es e procedimentos. Cada minuto, cada hora e cada dia sa?o preciosos e decisivos, e constituem a triste diferenc?a entre viver ou morrer.

Por fim, os Governadores que subscrevem este documento esta?o, como sempre estiveram, a? disposic?a?o para colaborar para a consecuc?a?o das medidas propostas, e confiam que o Governo Federal pode acelerar os procedimentos necessa?rios – utilizando a importa?ncia geopoli?tica, histo?rica e econo?mica do Brasil – a? obtenc?a?o de novos aportes de imunizantes para a populac?a?o brasileira.

RENAN FILHO

Governador do Estado de Alagoas

WALDEZ GOE?S

Governador do Estado do Amapa?

RUI COSTA

Governador do Estado da Bahia

CAMILO SANTANA

Governador do Estado do Ceara?

RENATO CASAGRANDE

Governador do Estado do Espi?rito Santo

FLA?VIO DINO

Governador do Estado do Maranha?o

MAURO MENDES

Governador do Estado de Mato Grosso

HELDER BARBALHO

Governador do Estado do Para?

Brasi?lia, 4 de marc?o de 2021.

JOA?O AZE?VEDO

Governador do Estado da Parai?ba

PAULO CA?MARA

Governador do Estado de Pernambuco

WELLINGTON DIAS

Governador do Estado do Piaui?

FA?TIMA BEZERRA

Governadora do Estado Rio Grande do Norte

EDUARDO LEITE

Governador do Estado do Rio Grande do Sul

BELIVALDO CHAGAS

Governador do Estado de Sergipe

 

 

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)