Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

ECONOMIA: Febraban vê aumento do IOF como um desestímulo ao investimento

Tamanho da letra A+ A-
Febraban fica em SP( foto: Arquivo)

(Brasília-DF, 17/09/2021) Em momento que o Governo Federal aumentou impostos, como o IOF( Imposto sobre Operações Financeiras), a Febraban entende que isso serve para agravar os empréstimos em momento que se aumentar as taxas de juros para conter a inflação.

A Federação Brasileira dos Bancos avalia que a medida não é boa e que é fundamental que  se faça a aprovação da agenda de reformas estruturais. A Febraban fala em desistímulo aos investimentos e que medida dificulta o prevesso de reativaão da economia.

Veja a íntegra da. Nota:

POSIÇÃO DA FEBRABAN SOBRE AUMENTO DO IOF

Aumento de impostos sobre o crédito, mesmo que temporário, agrava o custo dos empréstimos, particularmente em um momento em que o Banco Central precisará subir ainda mais a taxa básica de juros para conter a alta da inflação.

O resultado é o desestímulo aos investimentos e mais custos para empresas e famílias que precisam de crédito. Esse aumento do IOF é um fator que dificulta o processo de recuperação da economia.

Para enfrentar as dificuldades fiscais, evitar impactos negativos no custo do crédito e propiciar a retomada consistente da economia, só há um caminho: perseverarmos na aprovação da agenda de reformas estruturais em tramitação no Congresso.

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos

Diretoria de Comunicação

( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)