Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

CONFLITO EUROPEU: Joe Biden diz que Putin não pode permanecer no poder

Tamanho da letra A+ A-
Joe Biden em fala na cidade de Varsóvia, na Polônia (Foto: Twitter)

(Brasília-DF, 27/03/2022) O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesse sábado,16, em uma fala em evento na Polônia, fez duras críticas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. e afirmou que o presidente russo "não pode permanecer no poder".

"Pelo amor de Deus, este homem [Putin] não pode permanecer no poder", disse Biden ao terminar um discurso em Varsóvia, após conversar com refugiados ucranianos.

Mais tarde, a Casa Branca se pronunciou e disse Biden não pediu no discurso a mudança de regime na Rússia. Segundo um porta-voz do Gabinete Presidencial dos EUA, Biden quis dizer que Putin não deveria exercer poder sobre países vizinhos ou a região, e não se referiu sobre o poder de Putin na Rússia.

Após a fala, o Kremlin afirmou que os insultos de Biden reduzem a possibilidade de melhorar as relações entre Washington e Moscou. "Um líder deve permanecer calmo", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência oficial "TASS".

Durante o discurso em Varsóvia, Biden também afirmou que a guerra na Ucrânia já se tornou um "fracasso estratégico para a Rússia" e que o rublo, a moeda russa, "foi reduzido a escombros".

Biden, mais uma vez, advertiu Putin de que haverá consequências se as tropas russas entrarem no território da Otan. "Nem pense em mover-se um centímetro dentro do território da Otan", alertou.

O governante dos EUA também aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem de solidariedade à Ucrânia e disse ao povo russo que "eles não são inimigos" dos EUA e que Putin devolveu seu país "ao século 19".

O presidente dos EUA também disse que não tem certeza se a Rússia mudou sua estratégia na guerra na Ucrânia, depois que o Kremlin anunciou que sua prioridade agora é "libertar" totalmente a região separatista do Donbas, no leste do país.

Visita a centro de refugiados

Antes do discurso, ao conversar com repórteres, Biden chamou Putin de "carniceiro", ao ser questionado pela imprensa sobre sua reação ao ver o sofrimento dos refugiados.

Biden visitou o Estádio Nacional de Varsóvia, convertido em um centro de refugiados para acolher algumas das mais de 2,17 milhões de pessoas que fugiram da Ucrânia para a Polônia desde o início da guerra.

Durante a visita, Biden conversou com vários refugiados ucranianos, abraçou uma mulher e pegou uma menina no colo.

Mais tarde, afirmou à imprensa que algumas crianças lhe pediram para orar por seus pais, avós e irmãos que estão na Ucrânia lutando contra as forças russas.

"Lembro como é ter alguém em uma zona de guerra", disse o presidente americano, referindo-se a seu filho Beau, que morreu em 2015 de câncer no cérebro e que combateu no Iraque.

"Toda manhã você acorda e se pergunta. Você só quer rezar para não receber essa ligação. Este é um grupo maravilhoso de pessoas", acrescentou.

(da redação com EFE, ARD, Reuters, DPA, AFP. Edição: Genésio Araújo Jr.)